Moradores de Valença e cidades do Baixo Sul da Bahia contam com 10 novos leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria clínica – passo fundamental no combate ao Coronavírus. Os leitos estão instalados na Santa Casa de Misericórdia de Valença, resultado de uma contratualização com a Secretaria de Saúde da Bahia, que disponibilizou os respiradores e monitores para a equipagem da UTI.
Outros equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar e do projeto Nota Premiada. A obra durou 20 dias, e os leitos estarão disponíveis para uso a partir desta sexta-feira, dia 17. A nova UTI foi adaptada em uma estrutura já existente na unidade, e o investimento estrutural e de equipamentos foi de R$ 250 mil reais.
A cerimônia restrita de inauguração na manhã desta quinta-feira, dia 16, contou com a presença do provedor Marcelo Cabral, do prefeito Ricardo Moura, do deputado federal Raimundo Costa, do presidente da Câmara Municipal Mateus Passos, entre outras pessoas.
Para o Diretor Médico da Santa Casa de Valença, Ricardo Fonseca, foi uma guerra transformar uma unidade que tem mais de 100 anos de construída e que não foi projetada para ser uma UTI em algo que possa ter impacto na vida das pessoas.
“A gente se preocupou em montar uma unidade dentro do que o Ministério da Saúde exige, do que a Vigilância Sanitária exige, mesmo com pouco tempo e no meio de uma pandemia. A minha expectativa é de que dentro de cinco anos a saúde de Valença dê um salto de 50 anos”.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Matéria: Victor Andrade/ ASCOM