A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, a partir desta segunda-feira (2), a Jornada Pedagógica 2026, com o tema ‘Aprendizagem como promotora da soberania e da justiça social na Bahia’. Este ano, a proposta é que a jornada tenha momentos unificados entre escolas da rede estadual e das redes municipais. A atividade, que prossegue até o dia 6 de fevereiro, visa o planejamento conjunto do ano letivo, com foco no sucesso escolar e no fortalecimento do regime de colaboração no Estado da Bahia.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destaca que a Jornada Pedagógica é o marco que abre um espaço de estudo, planejamento e alinhamento coletivo para fortalecer as aprendizagens dos estudantes da Bahia. ‘A jornada deste ano foi construída em diálogo com a rede e orientada por um propósito central: avaliar o percurso de 2025 e planejar 2026 com participação da comunidade escolar. Ela é nosso ponto de partida para revisitar o projeto político-pedagógico e o planejamento do ano letivo, reafirmando a escola como espaço que sustenta a democracia e a justiça social’.
Durante cinco dias de planejamento, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das unidades escolares localizadas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia (NTEs) estarão reunidos para qualificar práticas pedagógicas, promover a troca de experiências e alinhar ações a serem desenvolvidas durante o ano, como o foco na aprendizagem dos estudantes. As atividades serão desenvolvidas nas unidades escolares, com material de apoio disponibilizado pela SEC.
O primeiro dia será voltado para o acolhimento do corpo docente, a organização dos tempos pedagógicos e as distribuições de turmas. No segundo dia, terça-feira (3), às 8h, haverá uma transmissão ao vivo, no canal do YouTube da SEC (https://www.youtube.com/educacaobahia1), com um conferencista convidado, que abordará o tema “Educação, soberania e justiça social consolidando aprendizagens”, além de outras atividades, a exemplo de uma avaliação institucional.
Na programação dos demais dias estão propostas ações como as oficinas ‘Microdados do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE)’ e ‘Desigualdades nas escolas’, além de atividades envolvendo temas como ‘Avaliação para a aprendizagem e a apropriação dos resultados”; “Relações étnico-raciais; e ‘Inteligência artificial’. Também serão realizados a construção do planejamento pedagógico de cada unidade escolar e o planejamento por área e por componente curricular.
Emerson Santos – Ascom/SEC


Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay



Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Tatiana Azeviche Ascom Setur
Arquivo Pessoal
Imagem de congerdesign por Pixabay
Foto: Tiago Queiroz/ Ascom SeturBA
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Emerson Santos
Imagem ilustrativa por lupe02 do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Tiago Dantas Seagri/BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Fofano
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Fotos: Aline Queiroz
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Sabine van Erp from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Foto: André Fofano
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Jason Taix do Pixabay
Foto: Isabela Bugmann
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
PM