A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 11, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. Como acontece todos os anos, os membros do Poder Legislativo apresentaram projetos de decreto indicando o nome de mulheres importantes para a história e o desenvolvimento de Santo Antonio de Jesus para serem condecoradas com a Medalha Maria Quitéria.
Criada pela Resolução nº 14/2021, apresentada pelo vereador Chico de Dega, a Medalha Maria Quitéria visa homenagear mulheres ilustres que desempenharam relevante papel na luta pelo progresso e desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus.
Na sessão de ano, 11 mulheres foram homenageadas com a honraria: a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Adriana Nogueira Oliveira de Carvalho, Tia Adriana, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, a pastora Antonia Passos, as professoras, Railda Oliveira Marques, Tia Ray, Lídia Helena Leal Martini, Luciana Santos Paixão e Michele Lago Pinheiro, a sargento do Corpo de Bombeiros, Joseny Santos Oliveira, a motorista de ônibus, Dinalva Amaral Sampaio, a cantora Joyce França e a estudante de enfermagem, Cintia de Souza.
A sessão foi presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal, Tia Adriana que convidou a vereadora Dalva Mercês para acompanhá-la na condução dos trabalhos. As homenageadas foram chamadas para receber suas medalhas após a leitura de suas biografias, que enfatizaram a trajetória e realizações por Santo Antonio de Jesus.
Primeira a receber a medalha, a vice-presidente da Câmara Tia Adriana se emocionou ao lembrar da história de seu pai, Walter Coelho, que estava na plateia, e se candidatou algumas vezes ao cargo de vereador, mas viu nela, a realização do sonho de representar a população no Poder Legislativo. “Tenho muito orgulho de estar fazendo aqui nesta casa o que o senhor sempre me ensinou, a trabalhar pelas pessoas que mais precisam”, afirmou.
Todas as homenageadas ressaltaram a importância da honraria e agradeceram à Câmara Municipal pela homenagem.
Em seu discurso, o presidente da Câmara, Chico de Dega, fez questão de relembrar e exaltar a história de cada uma das mulheres que já ocuparam e ocupam cadeiras no Poder Legislativo Municipal e também homenageou todas as servidoras que atuam na casa legislativa. “A cada uma, os meus sinceros e honrados agradecimentos e nós reconhecemos o trabalho de cada uma e dizer, mulher, continue ocupando seu espaço”, conclui Chico de Dega.
Galeria Lilás
Após o encerramento da sessão, a vice-presidente Tia Adriana convidou os presentes a participar da inauguração da Galeria Lilás.
Espaço reservado para a exibição das fotos das mulheres eleitas vereadoras em Santo Antonio de Jesus, a Galeria Lilás fica ao lado da recepção da Câmara Municipal e pode ser vista por todas as pessoas assim que entram casa legislativa.
Estão exibidas na galeria as fotos de Marita Amâncio, primeira mulher eleita vereadora em Santo Antonio de Jesus, Cleuza Queiroz, Zete Ribeiro, Fátima do Benfica e das atuais vereadoras, Dalva Mercês e Tia Adriana.
Junto com o presidente Chico de Dega, as vereadoras em exercício e as ex-vereadoras Zete Ribeiro e Fátima do Benfica, além de Jamine Nery, filha da falecida ex-vereadora Cleuza Queiroz, descerraram a placa inaugural da galeria que pode ser visitada pela população.
ASCOM.


Foto: Divulgação


Arquivo Pessoal 
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem Ilustrativa por Poison_Ivy do Pixabay
Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Irina L por Pixabay
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Alexa por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by elvtimemaster from Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Imagem de Jorge Paredes de Pixabay
Foto: PM
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Arquivo Pessoal
Image by Miguel Á. Padriñán from Pixabay
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by NickyPe from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mariana Guimarães
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: PRF
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Image by VSRao from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem de Cindy Parks do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de jessica45 por Pixabay
Foto: Letícia Oliveira
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal