A primeira fábrica têxtil do município de Irará (BA) foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 11. A Planeta Farda investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões na sua implantação. Ao longo do ano, a empresa estima criar 200 empregos diretos e produzir em torno de 100 mil peças por mês, com fornecimento para todo o território nacional.
A Planeta Farda, que tem quatro fábricas em Salvador, foi fundado por Sérgio Tude em 2004. Segundo ele, Irará proporcionou as condições necessárias para a viabilidade do projeto. ‘Nós investimos bastante, trouxemos maquinário com tecnologia altamente moderna, tudo importado e da melhor qualidade. Vamos produzir fardamentos em geral, de camisas de malha até macacão, com fornecimento para todo o território nacional’, diz.
O prefeito Nássara de Chico, falou que vai levar pequenas fábricas para as comunidades do município, descentralizando oportunidades e fortalecendo a economia. ‘E junto com isso, vamos oferecer cursos de costura e capacitação, garantindo mais qualificação e geração de renda para o nosso povo’, disse.
Para a costureira Diana Silva, a chegada da fábrica em Irará trouxe a oportunidade de experiências com maquinários profissionais e capacitação na área. ‘É muito prazeroso você aprender como é que fecha uma peça e a fábrica está trazendo isso para a nossa cidade, gerando novos empregos, novas oportunidades e conhecimento’, contou.
A unidade contou com o apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Edição: Tribuna do Recôncavo.