O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no Sudoeste baiano, realizou a primeira microcirurgia cerebral endoscópica da região. O endoscópio permite que o neurocirurgião visualize os ventrículos cerebrais em um monitor instalado na sala de cirurgia. A microcâmera aumenta em dez vezes as imagens, permitindo guiar o médico durante o procedimento.
A equipe médica composta por Rogério Figueiredo e Ademar Ferreira (neurocirurgiões), Acácio Montino, Rogério Lafundes e Elio Boa Sorte (anestesistas) com o auxílio do instrumentador cirúrgico Ivan Jesus, realizou o procedimento em cerca de 30 minutos. A cirurgia foi considerada um sucesso e o paciente segue em observação. Para a diretora geral do HGPV, Polliana Leandro de Oliveira, a ampliação do hospital tem sido muito importante para a população que passou a ter acesso a uma série de serviços antes não ofertados. A unidade tem qualificado a equipe para atender a região com eficácia.
Com capacidade total de 239 leitos, o hospital é referência para os 27 municípios da região de Jequié, com população superior a 600 mil habitantes. O hospital teve seu tamanho triplicado se tornando o maior hospital do interior do estado. O HGPV oferece emergência médica de alta e média complexidade 24h, atendendo nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, UTI adulto, Traumato-Ortopedia, além de Bioimagem.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias