Acontecerá no próximo sábado, dia 09, a celebração da posse canônica do novo Bispo de Ilhéus, no Litoral Sul baiano. A posse de Dom Giovanni acontecerá às 10 horas, na Catedral São Sebastião e deve contar com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. De acordo com Arquidiocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa será o 10° Bispo da Diocese e assume cargo no lugar de dom Mauro Montagnoli, que completou 75 anos tendo o Vaticano aceitado a sua renúncia compulsória depois de 26 anos à frente da Diocese.
A Diocese de Ilhéus conta com 41 Paróquias. O território é composto por 26 municípios: Almadina, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Camamu, Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipiaú, Itacaré, Itajuípe, Itamari, Itapitanga, Ituberá, Maraú, Nova Ibiá, Pirai do Norte, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca e Wenceslau Guimarães. Em mensagem enviada à diocese, após a sua indicação pelo Vaticano, Dom Giovanni afirmou que deseja orientar seu trabalho conforme escreve o Santo Padre Francisco, na Exortação Apostólica.
“Escolhi como lema do meu serviço episcopal a expressão paulina: ‘In aedificationem corporis Christi’, ou seja, ‘para a edificação do Corpo de Cristo’ (Ef 4, 12). Vamos juntos, povo e pastor, assumir este grande desafio!”, convocou.
Dom Giovanni nasceu em Milão, na Itália. Em 13 de setembro de 1981 professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata, foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985 e doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias