O Território Vale do Jiquiriçá recebeu na sexta-feira, dia 21, 147 títulos de regularização fundiária beneficiando agricultores familiares dos municípios de Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Irajuba, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas, Nova Itarana, Maracás e Jiquiriçá.
A ação integra a parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Jiquiriçá (Convale), no âmbito do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, que prevê ações integradas e descentralizadas para a regularização fundiária de terras públicas rurais e devolutas, ocupadas e beneficiadas por agricultores e agricultoras familiares.
A entrega foi realizada, no município de Lafaiete Coutinho, durante a 4ª Assembleia do Convale, e contou com a participação de dirigentes e a equipe técnica da SDR, que apresentou um balanço das ações voltadas para o desenvolvimento rural, sistemas produtivos e impacto na economia, no âmbito da estratégia da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.
Também foi apresentada pela SDR uma proposta para o fortalecimento do sistema produtivo do leite, com a previsão de um pacote de serviços, que ampliará ações como limpeza de aguadas, mecanização rural e assistência técnica e extensão rural (Ater), para as famílias agricultoras dos municípios que integram o consórcio, especialmente as que atuam com a produção de leite.
Ainda em Lafaiete Coutinho, a equipe da SDR visitou as instalações da Associação dos Produtores de Leite de Lafaiete Coutinho (Aprolac) e à sede da Agropecuária e Avicultura do Nordeste (Agranor).
O evento contou ainda com a participação da gestora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe, do Chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, do superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Yulo Oiticica, da equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Bahiater, que atua no Território Vale do Jiquiriçá, de representantes da Aprolac e do presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (CIMURC), Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá.
Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia
O objetivo da estratégia, executada pela SDR, é garantir e ampliar a produção de alimentos no estado da Bahia, por meio da articulação entre os mais diversos sujeitos sociais que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. Para isso, estão sendo qualificados os processos de gestão e de execução dessas políticas, entre outras ações.
A parceria entre a SDR e o Convale já garantiu a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que está em funcionamento; a entrega de mais de 2.600 títulos de regularização fundiária dos municípios que integram o consórcio.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR




Crédito: Iara Passos 
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay