Os estudantes quilombolas da Rede Estadual de Ensino na Bahia estão envolvidos nas aulas remotas através de atividades realizadas de forma on-line e com o uso de materiais pedagógicos impressos. Cada unidade está sendo organizada por cronogramas de atividades, com o uso de ferramentas e plataformas, como Google Meet, Google Classroom e WhatsApp.
Além de disponibilizar diferentes conteúdos das áreas do conhecimento, como vídeos e textos, os professores também tiram dúvidas e recebem o feedback dos estudantes por meio da interação virtual. Os estudantes sem acesso à internet estão recebendo material impresso para ter uma rotina de estudos em casa.
O estudante Mateus Conceição Silva, de 18 anos, 3º ano, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, localizado na comunidade quilombola de Santiago do Iguape, em Cachoeira, recebeu livros didáticos e outros materiais impressos e falou que está engajado nos estudos.
“Estou usando os Cadernos de Apoio à Aprendizagem e as atividades impressas que os professores estão fazendo. Todos os dias faço minhas atividades e, apesar das dificuldades, estou fazendo tudo, porque sei da importância do estudo para a minha vida”, disse Silva
No Colégio Estadual Quilombola Luis José dos Santos, localizado no distrito de Lage dos Negros, em Campo Formoso, a estudante Madalena Celestino, de 19 anos, 3º ano, que mora na comunidade quilombola Casa Nova dos Amaros, disse que tem aproveitado bastante as aulas remotas.
“Devido à pandemia, ainda não podemos estudar presencialmente, mas virtualmente sim. Estou muito feliz pelo retorno das aulas remotas, pois amo muito estudar. Eu estudo com o meu celular, utilizando várias plataformas, como o Google Meet, que gosto bastante”, contou Celestino.
Segundo a estudante Luma Isadora Santos, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, localizado no distrito de São Tomé, em Campo Formoso, as aulas remotas têm sido muito dinâmicas.
“Estou gostando bastante das aulas remotas, pois estamos conseguindo tirar as nossas dúvidas e voltamos a ter, de certa forma, contato com nossos colegas e educadores, que era o que estávamos precisando. As plataformas usadas, neste momento, são o Google Classroom e o Google Meed, além dos grupos do WhatsApp que, por sinal, estão sendo de grande ajuda para todos nós”, comentou Santos.
O diretor Brenno Almeida, do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, informou que, além das plataformas já mencionadas, os professores também estão introduzindo nas disciplinas a plataforma ChatClass.
“É um aplicativo bem dinâmico, no qual os alunos podem ir fazendo as atividades do tema ou da matéria escolhida e um robô rapidamente faz a correção. Nesse processo, o professor pode ir analisando o rendimento do aluno e ver quais as principais dificuldades das turmas. Já trabalhávamos com ele em Inglês, desde 2020 e, agora, estamos usando na disciplina de Português em algumas turmas e, aos poucos, usaremos em outras”, explicou Almeida.
TV Educa Bahia – Por meio da TV Educa Bahia, os estudantes do Ensino Médio também podem acessar conteúdos e assistir a aulas produzidas pelo programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Já as aulas do Ensino Fundamental são do programa Vamos aprender, do canal Futura.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC


Nas fotos, Mateus, Madalena e Luma | Divulgação | Montagem: Tribuna do Recôncavo


Divulgação 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto; André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Alan Santos/ PR
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto_Tiago_Dantas_Seagri_BA
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri - BA
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Pe. Edézio de Jesus Ribeiro
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Video
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/AscomSDE
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Divulgação
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Divulgação
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Image by StockSnap from Pixabay
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto - André Frutuoso
Divulgação
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Crédito da foto: Jonas Souza
Image by Jean Pierre Llanos Garcia from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Video
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Fabiano Pereira 2025
Foto: Cleomário Alves- SJDHBA
Foto: Douglas Amaral
Na foto, Ana Flávia | Arquivo Pessoal
Divulgação
Reprodução
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1