Os estudantes da rede estadual de ensino têm conquistado cada vez mais vagas em cursos de destaque nas universidades públicas do país, por meio de processos seletivos. Este é o caso dos estudantes Jéssica dos Santos, aprovada em 3º lugar no curso de Gestão de Políticas Públicas; e Luanderson Araújo, que conquistou o 3º lugar no curso de Direito, ambos na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas instituições de Ensino Superior do Brasil.
Para os estudantes, tais conquistas são fruto de muita dedicação aos estudos, além do apoio da comunidade escolar e da família. Jéssica dos Santos, 18, que concluiu o Ensino Médio em 2022, no Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, disse que a preparação obtida na escola foi fundamental. “2022 foi um ano de muita dedicação, medos, incertezas e, ao mesmo tempo, tive muito apoio dos meus professores e familiares. Além disso, participei do projeto ENEM 100%, que me ajudou muito na revisão de conteúdos. Achei o projeto bem interessante, porque é uma oportunidade de democratizar o ensino mais voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares”, disse.
A aluna, que é filha de um mecânico e perdeu sua mãe em 2021, em decorrência da Covid-19, não esconde a satisfação pela aprovação. “Quando eu vi o meu nome nas listas foi uma emoção tremenda, porque sou a primeira da minha família a entrar em uma universidade pública e ainda com o direito de escolher em qual eu quero estudar, pois também estou em 4º lugar em Direito, na colocação parcial do Sistema de Seleção Unificada (SISU), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tenho grandes chances de ser aprovada. Sei que a minha mãe está muito orgulhosa de mim, pois ela sempre me apoiou”, comentou a estudante, que tende a escolher a UFBA.
Luanderson Araújo, 17, que concluiu o Ensino Médio no ano passado, no Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no distrito do Ponto, em Serra Preta, e foi líder de classe e municipal, disse que sempre contou com o incentivo da família nos estudos e que segue o exemplo de sua mãe. “Meus pais sempre foram o grande motivo para que eu me dedicasse e a minha mãe é uma referência para mim, pois foi a primeira da família a concluir o Ensino Superior e, hoje, possui Licenciatura em Educação Física”.
Segundo o estudante, que sonhava em ser médico, foi através da participação em simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) realizadas em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), como o Bahia Model United Nations (BaMUN) e o Meet Model United Nations (MeetMUN), que o despertou para a área do Direito. “Esses projetos de debate que eu acabei me engajando nos últimos anos têm muito a ver com a área do Direito e contribuíram muito para que eu definisse os trilhos que iria percorrer. Comecei a entender o papel do bacharel em Direito. E a busca por mais justiça para as pessoas menos favorecidas fortaleceu a minha decisão”, revelou.
Ações preparatórias – Para reforçar a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual, a SEC promove o ENEM 100%, projeto realizado entre julho e novembro, que consiste em aulões de revisão de diferentes componentes curriculares. No ano passado, a atividade envolveu 200 escolas e cerca de 8 mil estudantes.
A SEC também desenvolve o Universidade para Todos (UPT), programa direcionado a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede, que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao Ensino Superior. Transformado em política pública de Estado, em 2020, o UPT é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).
ASCOM
Siga o Tribuna do Recôncavo no:
https://www.instagram.com/tribunadoreconcavo1/
e


Fotos: Divulgação | Montagem: Tribuna do Recôncavo


Crédito: Iara Passos 
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay