Os deputados federais querem definir, nesta semana, o novo coordenador da bancada da Bahia na Câmara. Disputam o posto os parlamentares José Rocha (PR), Daniel Almeida (PCdoB) e Félix Mendonça Júnior (PDT), o último lidera o grupo e aspira permanecer no cargo.
Segundo os deputados, a reunião decisiva deve acontecer entre terça-feira (19) e quarta-feira (20). “A gente vai tentar um consenso porque é melhor do que disputar no voto”, declarou Zé Rocha.
O republicano defende que haja um rodízio entre os deputados. Pela proposta, a cada ano seria um novo coordenador. A sugestão também agrada o comunista Daniel Almeida. “Acho que é a melhor proposta. Deve ser uma prática institucionalizada”, pontuou.
Todos os competidores pelo posto de coordenador integram a base do governador Rui Costa (PT). Mas, José Rocha é o único que pertence também a base do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e tem usado este motivo para conquistar o posto. Para o republicano, a sua eventual vitória seria benéfica para a Bahia por ter relações em ambos os lados. Inclusive, na negociação de cargos federais.
“Isso é bobagem. Não é função do coordenador distribuir os cargos. É defender os interesses da bancada junto ao Orçamento”, minimizou Daniel Almeida.
Bahia Noticias