A montagem da grade de atrações para os cinco dias de festejos juninos de Cruz das Almas levou em consideração a grandiosidade da festa que é o maior evento turístico da cidade, que impulsiona a economia, gerando incremento no faturamento do comércio local de mais de 40%, além do acréscimo na contratação de mão de obra, que chega a mais de 6.200 empregos temporários.
Os artistas já contratados e anunciados pela Prefeitura têm contribuído para atrair turistas, assim como gerado expectativa entre comerciantes da cidade, durante o São João. Por conta das atrações, da belíssima decoração e da infraestrutura montada pela Prefeitura, Cruz das Almas deve ser novamente este ano o destino mais procurado e seguro para o curtir o São João. Ano passado, por conta de tudo isso, a cidade recebeu mais de 500 mil visitantes.
Outro ponto que merece destaque é a movimentação da economia local. Ano passado, considerando os meses que antecedem o São João e toda a preparação, foram geradas 6.212 contratações informais e 528 contratações formais, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Para este ano, estima-se que o comércio de varejo tenha um acréscimo de 30% na contratação de mão de obra temporária, assim como um incremento de 40% no faturamento nessa época.
ATRAÇÕES
Na definição das atrações também foi observada a preservação da identidade cultural de Cruz das Almas, uma vez que a festa vai reunir artistas já consagrados no cenário nacional. Outro ponto que merece destaque diz respeito aos investimentos da Prefeitura com o São João de Cruz das Almas. Além das atrações, o Governo Municipal também oferece uma grande estrutura para os moradores, turistas e visitantes.
Vale ressaltar que todo investimento direcionado para a festa junina respeita o limite de gastos anteriormente definidos no orçamento municipal, votado e aprovado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas. A Prefeitura também respeita a transparência do gasto do dinheiro público, publicizando todos os valores dos contratos celebrados entre a Administração Municipal e os artistas.
A Prefeitura de Cruz das Almas ainda ressalta que as contratações das atrações, assim como os valores, obedeceram o critério de preço praticado pelos artistas em outros municípios brasileiros, neste período junino.
Josy Miranda/ ASCOM