No início do ano a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, fez o lançamento da pedra fundamental da Clínica de Hemodiálise. A construção faz parte de um projeto da Prefeitura e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar – IBDAH.
A clínica funcionará com 35 máquinas em 2 turnos, atendendo pelo SUS a 140 pacientes por mês, podendo chegar a atender até 300 pacientes por mês, utilizando sua capacidade máxima de 50 máquinas em 3 turnos. A implantação desse serviço beneficiará toda a região de Cruz das Almas, atendendo a 9 municípios. O serviço também reduzirá o deslocamento dos pacientes que precisam desse serviço e que, atualmente, buscam essa assistência em Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Salvador.
A proposta do IBDAH e da Prefeitura de Cruz é promover uma assistência linear do paciente com doença renal crônica, desde ambulatório de doença renal até os diferentes métodos de terapia de substituição renal (peritoneal e hemodiálise). A clínica irá garantir a confecção de fístulas, implante de peritoneal, cateter de curta e de longa permanência, bem como aquisição de máquinas modernas e aptas a realização de uma diálise de alta eficiência. A construção encontra-se com 45% do seu avanço físico e a previsão de entrega é para junho de 2020.
Fonte: Tribuna do Recôncavo