A Polícia Rodoviária Federal resgatou 135 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente em um veículo na BR 101, em Itabuna (BA). Durante ronda a equipe notou que um Santana seguia em zigue-zague pela rodovia e que o motorista utilizava o celular enquanto dirigia. Ao abordar o veículo, os policiais encontraram os pássaros em condições inadequadas de transporte.
O motorista, que inicialmente admitiu transportar apenas dois pássaros da espécie papa-capim em gaiolas visíveis no interior do carro, teve sua versão contradita ao abrir o porta-malas. Lá, os policiais encontraram diversas gaiolas escondidas sob roupas e cachos de bananas, contendo 91 canários-da-terra, 42 azulões e 2 papa-capins. As aves estavam sem ventilação, sem água e sem comida, em recipientes que impediam até mesmo a abertura das asas e amontoadas em condições que causaram ferimentos em muitos dos animais.
O condutor, que já possuía antecedentes pelo mesmo delito, foi preso em flagrante. O veículo e os pássaros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus. As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Vitória da Conquista, onde receberão cuidados até estarem aptas para retornar ao habitat natural. A apreensão ocorreu no dia 7 de janeiro.