Salvador sentiu, pela primeira vez, a energia eletrizante de uma das principais competições de danças urbanas do mundo. No último sábado, dia 13, o Largo Tereza Batista, no Centro Histórico da capital baiana, foi palco de uma seletiva inédita do Red Bull Dance Your Style. Com dezenas de dançarinos e uma plateia calorosa, Brisa Okun (waacking) fez o público entrar no seu gingado para se tornar campeã da classificatória regional do torneio e garantir vaga na final nacional, dia 11 de maio, em São Paulo. Vice, Creu (popping) também estará presente.
“Participar desta seletiva do Red Bull Dance Your Style em Salvador, para mim, foi uma experiência muito especial. Pude sentir uma forte energia do coletivo, todo mundo vibrando junto a mesma energia, e isso me deu ainda mais força para expressar minha criatividade. Confesso que no começo estava nervosa, mas tentei me tranquilizar, afinal, tive o privilégio de dançar ‘em casa’ e dividir palco com pessoas aqui da cena de Salvador que acompanho e admiro. A energia do público foi babado! Quando percebi que as pessoas estavam me acolhendo e me escolhendo pela minha verdadeira arte, tudo fez sentido”, conta a dançarina, natural de Salvador e que defende o waacking, estilo de dança que tem como marca principal os movimentos rotacionais dos braços, as poses marcantes e a ênfase na expressividade.
Com suas habilidades de freestyle, musicalidade e improvisação, todos dançarinos tinham um objetivo em comum: adaptar seu estilo de dança às músicas aleatórias que eram tocadas pela DJ Nai Kiese. Desse mix, as mais variadas combinações surgiram, como: dançarino de Hip Hop se aventurando com os beats de músicas eletrônicas, dançarino de Vogue encarando Heavy Metal e muito mais! Após o filtro inicial coordenado pelos jurados Raquel Cabaneco, Soul Crazy e Flick, a plateia foi ao centro do espetáculo e, por meio do voto, decidia quem avançava de fase a cada batalha 1×1. Melhor para Brisa Okun e Creu, que chegaram à decisão e se garantiram na final nacional.
“Nosso maior desafio dentro das batalhas é como vamos nos conectar com o público. Sentir essa atmosfera contagiante do evento foi muito importante para mim. Já estou muito ansioso para a final nacional, em São Paulo, pois tenho certeza que teremos essa energia e enfrentaremos muitos nomes de peso. Eu e Brisa vamos chegar com muito dendê no sangue, por que baiano não nasce, baiano estreia!”, conta o dançarino soteropolitano Creu, que dança popping, estilo baseado na contração e no relaxamento rápido dos músculos ao ritmo da música, muitas vezes criando passos que remetem ao ilusionismo – como o caso do famoso moonwalk imortalizado por Michael Jackson.
Agora, os dois se juntam à Camila Bill, do Krump, e a Ryan Fúria, representante do Hip-Hop, que conquistaram suas vagas na seletiva de São Paulo. No próximo dia 20, o Red Bull Dance Your Style desembarca em Belo Horizonte (MG), no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), para a última seletiva e a definição dos últimos dois dançarinos classificados à etapa nacional.
Além do primeiro e segundo colocados de cada seletiva, também estarão presentes na grande decisão 8 convidados wildcards – que são convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas. Entre eles, já estão garantidos o dançarino especialista em passinho André DB, vencedor do Red Bull Dance Your Style 2023, e a vice campeã Jess Nascimento. No dia 11 de maio, o campeonato retorna a São Paulo para a grande final, cuja retirada de ingressos pode ser feita gratuitamente, por meio do link redbull.com/danceyourstylebr. Quem vencer irá representar o país na final mundial em Mumbai, na Índia.
Largo Tereza Batista, no Centro Histórico de Salvador, foi o palco da competição que contou com o voto do público para decidir os finalistas (Créditos: Fabio Piva / Red Bull Content Pool).
Fonte: Red Bull Dance Your Style.