Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de proteção ambiental no Parque Lagoa das Bateias, que fica na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O fogo começou por volta do meio-dia desta quarta-feira, dia 15. Não há registro de feridos. A suspeita é de que as chamas tenham sido provocadas em uma ação criminosa. O fogo começou na lagoa que fica dentro do local e dá nome ao parque.
Os primeiros focos foram vistos na taboa, que é um tipo de vegetação aquática. Por isso, os bombeiros tiveram dificuldade em chegar ao local para conter as chamas. O tempo seco e o calor contribuíram para que o fogo se alastrasse rapidamente. O Parque Lagoa das Bateias tem 53 hectares de extensão, o que corresponde a 53 estádios de futebol. Até as 17h desta quarta, ainda não havia a dimensão da área atingida pelas chamas, mas o fogo estava controlado de acordo com o Corpo de Bombeiros.
A corporação mantém trabalho de monitoramento na região, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município e de brigadistas. Ainda nesta quarta-feira, em Guanambi, que também fica no sudoeste, bombeiros combateram um incêndio na área de uma fazenda, às margens do Rio Poções. O trabalho durou sete horas até que o fogo fosse totalmente controlado. As chamas atingiram áreas de pastagem e mata de caatinga, mas a extensão não foi detalhada. Não há registro de feridos. A área segue monitorada para evitar o surgimento de novos focos.
G1/ Bahia