Um levantamento feito pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB) identificou 20 áreas de risco alto ou muito alto para desastres geológicos na Bahia. As cidades de Maragogipe (7 áreas de risco), Muritiba (3 áreas de risco) e Vitória da Conquista (10 áreas de risco), no Sudoeste baiano, foram as que mais chamaram atenção no levantamento. Já no município de Governador Mangabeira não foram identificadas áreas de risco alto ou muito alto. Porém, foram constatadas três áreas de risco médio para enxurradas.
O coordenador técnico do levantamento, pesquisador Júlio César Lana, explicou que estudo visa desenvolver um mapeamento participativo, elaborado em conjunto com a Defesa Civil Municipal de cada uma das cidades, a partir do qual é feita a identificação e caracterização das porções urbanizadas do território sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geológica, como enchentes, inundações, deslizamentos, erosões, dentre outros.
“A seleção dos municípios a serem mapeados leva em consideração indicações de prioridade encaminhadas pelas defesas civis estaduais, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e pelo Ministério Público. No caso de Maragogipe e Vitória da Conquista, os levantamentos realizados em 2021 objetivaram atualizar os mapeamentos de áreas de risco geológico realizados em 2012”, explicou.
Ainda de acordo com o pesquisador, de forma geral, as áreas possivelmente afetadas por desastres nas cidades em questão são aquelas localizadas em encostas ou próximas a cursos d’água. “Todavia, intervenções antrópicas inadequadas como, por exemplo, lançamento de lixo e entulho em cursos d’água e execução de escavações sem acompanhamento técnico, podem deflagrar ou intensificar eventos como deslizamentos, alagamentos e inundações”, ressaltou.
De acordo com o pesquisador, as informações são valiosas para evitar possíveis desastres. Os dados servem para subsidiar o poder público na seleção das áreas prioritárias a serem contempladas por ações destinadas à prevenção dos desastres; contribuir para a elaboração de projetos de intervenção estrutural em áreas de risco; embasar a elaboração de planos de contingência; auxiliar a construção de sistemas de monitoramento e alerta de desastres; direcionar as ações da Defesa Civil e fomentar ações de fiscalização com objetivo de inibir o avanço da ocupação nas áreas de risco mapeadas e em terrenos com condições topográficas e geológicas similares. Lana explica que 88 cidades baianas já foram contempladas por este trabalho.
Bahia Noticias


Foto: Divulgação/ CPRM

Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay 
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay 
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Tatiana Azeviche Ascom Setur
Arquivo Pessoal
Imagem de congerdesign por Pixabay
Foto: Tiago Queiroz/ Ascom SeturBA
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Emerson Santos
Imagem ilustrativa por lupe02 do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas Seagri/BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Fofano
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Fotos: Aline Queiroz
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Sabine van Erp from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay