A Vila de Igatu, situada no município baiano de Andaraí, na Chapada Diamantina, recebe a Oficina de Construção em Alvenaria de Pedra, desta segunda-feira, dia 03, até o dia 13 de fevereiro. Realizada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e apoio da Prefeitura de Andaraí, a ação é a primeira de uma série de cinco encontros sobre a temática que serão realizados até julho.
A iniciativa tem como objetivo ofertar à comunidade local conhecimento e apoio técnico para a conservação das edificações a partir do uso do canteiro de obras, conceito que prioriza a troca de experiências durante intervenções arquitetônicas. As aulas serão ministradas por construtores locais, mestres artífices na arte da construção em pedra.
Os encontros incluirão uma visita guiada pelo distrito com guias e mestres locais; o início da construção de um muro, com demonstrações de técnicas pelos construtores; e a finalização da estrutura, realizada pelos próprios alunos.
Bahia Noticias