Nove linhas de ônibus do transporte público de Salvador (BA), que circulam na Avenida Ulisses Guimarães, no bairro da Sussuarana, tiveram alterações depois que um dos coletivos foi incendiado na manhã de segunda-feira, dia 10.
As modificações foram feitas nas seguintes linhas: 1346 (Estação Pirajá x Itapuã / Abaeté Via Sussuarana) e 1229 (Terminal Acesso Norte x Sussuarana / Novo Horizonte) estão utilizando como alternativa a Avenida Gal Costa; 518 (CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas via Rodoviária); 1225 (Sussuarana x Lapa Via Rodoviárioa /Ogunjá); 1229-01 (Terminal Acesso Norte x Nova Sussuarana); 1230 (Sussuarana/CAB x Barra R1 Via Comércio/ Avenida Garibaldi); 1231 (Sussuarana x Barra R2 Via Avenida ACM /Itaigara); 1230-01 (Novo Horizonte x Barra R1 Comércio/Avenida Oceânica) e 1231 (Novo Horizonte/Nova Sussuarana x Barra R2/ Avenida Oceânica) estão utilizando a Avenida Luís Viana Filho (mais conhecida como Paralela), com destino ao novo final de linha no CAB, que fica próximo do Inema; As linhas que operam no bairro de Novo Horizonte também estão utilizando o final de linha do Centro Administrativo da Bahia como ponto final de parada.
O ataque ao coletivo que motivou a transferência das linhas foi criminoso. Homens armados interceptaram o veículo, obrigaram o motorista a atravessá-lo na pista e ordenaram que o motorista e os passageiros descessem, antes de atearem fogo. Ninguém ficou ferido.
As chamas destruíram o veículo totalmente e foram apagadas pelo Corpo de Bombeiros. Este é o segundo ataque a coletivos no mesmo local, em 10 dias. O caso anterior foi registrado no dia 31 de março, na mesma avenida, com um veículo que fazia a linha Sussuarana/Barra 1 (1230).
Neste caso, o suspeito de atear fogo no veículo ficou ferido e foi socorrido e levado para um hospital da capital. O estado de saúde dele nunca foi divulgado.
Edição: Pietra Dantas – estagiária | Supervisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.