O último dia da Semana Literária de Santo Antônio de Jesus, nesta sexta-feira, dia 5, teve a roda de conversa entre a poetisa e escritora Maria do Carmo (Carminha) e alunos da Escola Municipal Hercilia Tinoco Andrade. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, teve início na segunda, dia 1º, e sua programação foi composta por visitas guiada à Biblioteca Municipal e bate-papo com escritores.
A roda de conversa, realizada na manhã desta sexta na Biblioteca Municipal, foi aberta com a acolhida aos alunos e professores do 8º e 9º anos da Hercilia Tinoco, feita pelo professor José Gilberto (Batata), falando sobre a importância do evento e apresentando obras de escritores locais.
A escritora Maria do Carmo iniciou sua participação declamando o poema “Sou Artesão da Palavra” e em seguida interagiu com os estudantes, convidando dois deles para responderem as perguntas: “Quem já fez a leitura de algum livro que não fosse didático” e “Quem não gostava de ler”. A partir das respostas “Carminha” premiou os dois alunos, cada um com um livro, como forma de incentivo a leitura.
Em seguida a escritora fez um resumo da sua trajetória de estudante, desde as séries iniciais até a conclusão do Ensino Fundamental, quando começou a escrever poesias. Maria do Carmo deu continuidade a roda de conversa ressaltando a sua caminhada literária que teve início com a publicação do seu primeiro poema no ano de 2007 na Revista Mundo Jovem, tornando-a conhecida como poetisa e intensificando sua participação em saraus, feiras literárias, cursos, antologias e em eventos literários na Escola Municipal Luis Eduardo Magalhães, em Santo Antônio de Jesus, onde ela é professora.
Maria ainda falou sobre a publicação do seu primeiro livro de poesias “Retalhos de Vivências” em 2017 e sobre a oportunidade que teve, através de sua amiga e colega Jocinere Soares, de publicar suas poesias no site Tribuna do Recôncavo, que tem como editor o web jornalista Hélio Alves.
As poesias de Maria do Carmo são inspiradas na natureza e no cotidiano do povo permeado com luta, sofrimento, sonhos, desejos e conquistas. Ela também gosta de escrever sobre preconceito e discriminação. O segundo livro de Carminha é “Recomendações Poéticas”, que foi lançado em novembro de 2021, em sua terra natal, Mutuípe.
Leia as poesias de Maria do Carmo no site Tribuna do Recôncavo, na coluna POESIAS.
Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo®