A convidada da LIVE Tribuna ON, edição das 21:30, nesta segunda-feira, dia 28/02/2022, foi Ana Maria Ramos Estevão – militante estudantil que sobreviveu às torturas e ao exílio impostos por um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. Na época da Ditadura estudante e hoje assistente social com dois Pós Doutorado, Ana é professora livre-docente aposentada da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Capturada pelos órgãos de repressão da ditadura brasileira, Ana foi torturada e interrogada por sua trajetória como militante da organização Ação Libertadora Nacional (ALN). Ela conheceu tanto os agentes do regime, como o delegado Sérgio Paranhos Fleury e o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, quanto figuras que fizeram história na resistência, como Paulo Freire, que se tornaria referência mundial em educação, e a ex-presidente Dilma Rousseff, que assina o prefácio do seu livro “Torre das guerreiras”: um conto real sobre o feminino na ditadura.
Sobre a tortura ela falou que:
- Os ativistas que eram machucados antes da prisão, não eram medicados, e tinham como foco de tortura os ferimentos, para que a dor fosse maior ainda;
- Os jovens que eram treinados para torturar, riam, era prazer e ideologia que, juntos, se tornavam uma máquina de crueldade; e,
- As sessões de tortura desumanizava as pessoas, o que eximia as pessoas da culpa de se tornar um delator. Era uma questão de dor, e até mesmo do princípio básico do ser humano, a autopreservação. Quando alguém confesso era reprimido, a autora vê esse fato como uma forma de tirar a culpa do torturador.
Ana Maria Ramos Estevão conscientiza as atuais gerações para que jamais permitam que tragédias como a da ditadura se repitam. Confira abaixo a entrevista:
O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que tem como fundador o radialista, web jornalista e Bacharel em Direito, Hélio Alves. É apresentado por Hélio e seu filho Uanderson Alves, de segunda a sexta, a partir das 21h30, com transmissão no site e nas redes sociais do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!