A Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres (Ônibus Lilás) da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) estará no município de Valença, dia 21 de agosto, prestando diversos serviços e informações. O objetivo é oferecer serviço de acolhimento, atendimento jurídico e social, orientações, apoio psicológico e orientações referentes ao enfrentamento à violência doméstica e familiar. A iniciativa é uma parceria da SPM-BA, por meio da secretaria municipal de Promoção Social, CRAM, NEAM e Coletivo Quintas Feministas.
O ponto de apoio do Ônibus Lilás em Valença será o Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, na comunidade rural do Orobó, das 13 às 17 horas. “Mês intenso e cheio de responsabilidade, levando conscientização e combate à violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher, para o maior número de pessoas possível. E, na segunda (21), estaremos na Zona Rural de Valença, na comunidade do Orobó. Todos convidados!”, ressaltou Argimária Soares, delegada Civil titular de Valença e presidente do Quintas Feministas.
O projeto das Unidades Móveis tem por objetivo fortalecer as redes locais de enfrentamento à violência, ampliar os serviços públicos e atender as mulheres rurais, marisqueiras, indígenas e quilombolas em situação de violência. Todos os casos de violência são atendidos por uma equipe multidisciplinar e encaminhados para rede de enfrentamento à violência por agentes capacitados e especializados para dar continuidade no acompanhamento dos casos.
As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo foram lançadas na Bahia em março de 2014, fruto de uma parceria entre Governo Federal e Governo da Bahia, por meio do programa ‘Mulher Viver sem Violência’.
Por Vanessa Andrade – Redação