A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) inicia nesta quarta-feira, dia 14, no município de Valença, a série de 10 encontros interterritoriais de Economia Solidária, abrangendo os 27 Territórios de Identidade do estado. As etapas preparatórias antecedem a Conferência Estadual de Economia Solidária (Conaes-Ba), que volta a acontecer em novembro, em Salvador, depois de dez anos de suspensão. Os encontros seguem nos municípios de Lençóis (16), Irecê (26), Senhor do Bonfim (27), Feira de Santana (28), Itabuna (29), Porto Seguro (30), Juazeiro (02/09), Vitória da Conquista (04/09) e Salvador (06/09).
Cada etapa reunirá representantes de Empreendimentos da Economia Solidária (EES), atendidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols), ligados à Setre; poder público local e organizações da sociedade civil. O objetivo é discutir as práticas da Economia Solidária em cada território e elaborar propostas que serão discutidas durante a Conaes– Ba.
Retomada – A Conferência Estadual, cujo tema será ‘Economia Popular e Solidária como Política Pública: Territórios Democráticos por meio do Trabalho Associativo e da Cooperação ‘, objetiva realizar balanço da política pública no estado, em diversos eixos, e formalizar propostas para a 4ª edição do Conaes, prevista para ocorrer em abril de 2025, em Brasília. Na ocasião, será construído o 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária.
As conferências estadual (2024) e nacional (2025) são emblemáticas, uma vez que as últimas aconteceram em 2014, quando foi definido o 1º Plano Nacional de Economia Solidária. Em 2016, as atividades da Secretaria Nacional Economia Popular e Solidária (Senaes), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), perderam força política e financeira, culminando com a extinção em 2018. Em 2023, já no Governo atual, a Senaes foi recriada e a política pública retomada.
Referência – Desde a criação do Sesol, em 2007, passando pela sanção da Lei Estadual no 12.368/2011, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária e dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols), a Bahia investe no fortalecimento desse setor da economia, sendo uma referência no país.
A Economia Solidária, conforme definição abraçada Senaes/MTE, contempla “as atividades de organização de produção e comercialização de bens e serviços, do consumo e do crédito, observados alguns princípios – como a autogestão e o comércio justo e solidário –, e a distribuição equitativa das riquezas produzidas coletivamente”.
PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS INTERTERRITORIAIS
14/08 – VALENÇA
Territórios: Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá.
Local: Colégio Estadual Gentil Paraíso (Rua Professor Pedro Sancho, 49 – Graça, Valença – BA). Público Estimado: 250 pessoas
16/08 – LENÇÓIS
Territórios: Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu.
Local: Casa Memorial Afrânio Peixoto (Praça Afrânio Peixoto – Centro Lençóis/BA). Público Estimado: 250 pessoas
26/08 – IRECÊ
Territórios: Irecê, Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.
Local: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Av. Raimundo Bonfim – Irecê/BA). Público Estimado: 350 pessoas
27/08 – SENHOR DO BONFIM
Territórios: Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru e municípios do Sisal.
Local: Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado (R. Paulo Braga – Bonfim III, Sr. do Bonfim – BA). Público Estimado: 250 pessoas
28/08 – FEIRA DE SANTANA
Territórios: Portal do Sertão, Bacia do Jacuipe, Recôncavo, e alguns municípios do Semiárido Nordeste II e alguns municípios do Sisal.
Local: Universidade Estadual de Feira de Santana (Av. Transnordestina, Feira de Santana, Novo Horizonte – BA). Público Estimado: 350 pessoas.
29/08 – ITABUNA
Território: Litoral Sul.
Local: Centro de Cultura Adonias Filho (R. Isolina Guimarães, 508 – Centro, Itabuna/ BA). Público Estimado: 400 pessoas
30/08 – PORTO SEGURO
Territórios: Extremo Sul e Costa do Descobrimento.
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Rod BR 367, R. José Fontana, 1, Porto Seguro – BA). Público Estimado: 400 pessoas
02/09 – JUAZEIRO
Territórios: Sertão do São Francisco, Itaparica e alguns municípios do Semiárido Nordeste II.
Local: Complexo Multieventos Univasf (Campus Juazeiro-BA. Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510 – Santo Antônio, Juazeiro – BA). Público Estimado: 350 pessoas
04/09 – VITÓRIA DA CONQUISTA
Territórios: Sudoeste Baiano, Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas.
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz – Candeias, Vitória da Conquista – BA). Público Estimado: 350 pessoas.
06/09 – SALVADOR
Territórios: Metropolitano de sMS I, RMS II e Litoral Norte.
Local e endereço: a definir. Público Estimado: 500 pessoas
Fonte: Ascom/Setre.


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo


Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA 
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de ImageParty por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Meire Bitencourt
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Reprodução
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
Foto: Rebeca FalcÃo/ Seagri BA
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa |Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Imagem ilustrativa | Foto: Sumaia Villela/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Image by Pexels from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Imagem de jacqueline macou de Pixabay
Imagem de JeppeSmedNielsen por Pixabay
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Video
Foto: Divulgação / PM-BA
Foto: Divulgação / PC-BA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Reprodução
Image by mohamed Hassan from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Col. Zenilda Fernandes/ Foto: Douglas Amaral 
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by oswaldoruiz from Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução / Ilha Notícias Bahia
Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Ascom/PC
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Fabricio Macedo Fabrício do Pixabay
Imagem de Pete Linforth da Pixabay
Foto: Haeckel Dias/ Ascom-PC
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Ítalo Borges
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Imagem de Gabriel Alva do Pixabay
BR-101 em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Divulgação
Image by VSRao from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Divulgação
Imagem de Jason Taix do Pixabay
Video
Imagem de gonghuimin468 do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano