O ano de 2023 mal chegou e já é muito querido pelos brasileiros. Isso porque terá nada menos que 9 feriados nacionais com possibilidade de emenda. Uma aposta muito positiva para o turismo, que já sente o aumento da procura por quem quer se programar para aproveitar os períodos de descanso com uma viagem.
Na CVC, maior operadora de viagens do país, a procura pelo primeiro feriado do ano, o Carnaval, teve um aumento de 45% nas buscas em relação ao ano passado, e já alcança 95% da demanda registrada em 2019, antes da pandemia. A operadora também antecipa quais são, neste momento, os destinos mais procurados para cada um dos feriados de 2023. A grande preferência ainda é pelas viagens nacionais, que atualmente são 83% das realizadas pelos clientes CVC, e, em todos os feriados, o grande destaque fica para a região Nordeste, com destinos se revezando entre os primeiros colocados.
Começando pelo Carnaval, estão no pódio da preferência dos clientes CVC os destinos de Porto Seguro, Maceió e Natal. O trio também ocupa as primeiras colocações nos feriados de abril, sendo que se mantêm na mesma posição para a Páscoa, de 7 a 9/4, e invertem o primeiro e segundo lugares para o feriado de Tiradentes, de 21 a 23/4, com Maceió passando a primeira colocada.
Quando avaliados os destinos internacionais, Portugal — que é o único que aparece na preferência para todos os feriados de 2023 — e Orlando são citados para os feriados de Carnaval — período em que Buenos Aires completa o Top 3 – e Páscoa — quando a última posição do pódio é ocupada pela Itália. No feriado de Tiradentes, quem acompanha os europeus Portugal e Itália é o destino caribenho de Punta Cana, na República Dominicana.
Já para o feriado seguinte, do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, os destinos mais procurados são Maceió, Porto Seguro e Natal.
Para o feriado de Corpus Christi (8 a 11/6), ainda no outono, mas já bem perto do inverno, Porto Seguro e Maceió ainda ficam no pódio, respectivamente na primeira e terceira colocações, mas tem uma novidade no segundo lugar: a Serra Gaúcha, que entra na preferência de quem deseja começar a aproveitar a estação mais fria do ano. Já nos internacionais, além do destino português, dois dos nossos vizinhos da América do Sul ocupam as posições seguintes: Santigo (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
Passando para o segundo semestre do ano, a notícia também é boa para quem gosta de ter períodos prolongados de descanso. De setembro a novembro, três feriados que caíram em uma quarta-feira em 2022 serão em uma quinta-feira em 2023.
Começando pelo da Independência do Brasil, de 7 a 10 de setembro, os queridinhos Maceió e Porto Seguro continuam entre os três primeiros destinos nacionais mais procurados, mas dessa vez trocam posições em relação ao feriado de Corpus Christi, ocupando respectivamente o primeiro e o terceiro lugar. Entre eles, aparece pela primeira vez no pódio o destino pernambucano de Porto de Galinhas. Já os clientes CVC que procuram a viagem internacional no período estão focados na Europa, com as três posições ocupadas por Itália, Portugal e França — essa última aparecendo no ranking pela primeira vez.
Indo para o feriado de Dia das Crianças, que em 2023 poderá ser aproveitado de 12 a 15 de outubro, Porto de Galinhas lidera a preferência dos clientes CVC pela primeira vez, seguida de mais um destino inédito: Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em terceiro, ainda se mantendo no pódio, está a capital alagoana. Na viagem para o exterior, assim como no feriado anterior, Portugal e Itália se mantêm nas primeiras colocações e quem volta a aparecer é Orlando (EUA), que não figurava no top 3 desde o último feriado de abril.
Partimos, então, para o único feriado com possibilidade de emenda em novembro, já que em 2023 o da Proclamação da República (15/11) cairá em uma quarta-feira. Mas o feriado de Dia de Finados, que será de 2 a 5/11, também chega com novidades. Maceió continua entre os favoritos, ocupando a segunda posição, ficando entre Serra Gaúcha, como primeira colocada, e com a capital sergipana de Aracaju aparecendo pela primeira e única vez entre as preferidas dos clientes CVC. Para os internacionais, estão no pódio os mesmos três destinos do feriado de 7 de setembro, todos na Europa: Itália, França e Portugal.
Chegando ao fim do ano, o feriado do Natal em 2023, de 22 a 25/12, traz duas novidades no pódio. Em segundo lugar está Serra Gaúcha, que tradicionalmente é um destino muito procurado nessa época do ano por conta das festividades do Natal Luz. Já ocupando o primeiro e o terceiro lugares estão dois destinos baianos, respectivamente, Praia do Forte e a capital Salvador, ambos estreando entre as primeiras colocações. Também tem novidade no terceiro lugar do ranking internacional. Nos dois primeiros colocados, os já bastante citados Portugal e Itália são seguidos pela inédita posição da Espanha, confirmando que a Europa lidera a preferência dos brasileiros que resgatam os planos da viagem internacional.
Além de antecipar a programação desses feriados, já oferecendo opções de pacotes para todos eles, a CVC também tem diversificado as condições de pagamento e, recentemente, lançou possibilidade de parcelamento em até 24x iguais, além do seu programa de fidelidade, o Clube CVC, que permite acúmulo de pontos para serem resgatados em viagens com a operadora. Há também a versão por assinatura, o Clube CVC Super, que garante o acúmulo recorrente de mil pontos ao mês.
Pacotes para todos os feriados de 2023 e para outros períodos desejados estão disponíveis nas lojas e agências autorizadas CVC, e também pelo site e aplicativo da marca.
ASCOM


Imagem de mohamed Hassan por Pixabay


Crédito: Iara Passos 
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay