O ano de 2023 mal chegou e já é muito querido pelos brasileiros. Isso porque terá nada menos que 9 feriados nacionais com possibilidade de emenda. Uma aposta muito positiva para o turismo, que já sente o aumento da procura por quem quer se programar para aproveitar os períodos de descanso com uma viagem.

Na CVC, maior operadora de viagens do país, a procura pelo primeiro feriado do ano, o Carnaval, teve um aumento de 45% nas buscas em relação ao ano passado, e já alcança 95% da demanda registrada em 2019, antes da pandemia. A operadora também antecipa quais são, neste momento, os destinos mais procurados para cada um dos feriados de 2023. A grande preferência ainda é pelas viagens nacionais, que atualmente são 83% das realizadas pelos clientes CVC, e, em todos os feriados, o grande destaque fica para a região Nordeste, com destinos se revezando entre os primeiros colocados.

Começando pelo Carnaval, estão no pódio da preferência dos clientes CVC os destinos de Porto Seguro, Maceió e Natal. O trio também ocupa as primeiras colocações nos feriados de abril, sendo que se mantêm na mesma posição para a Páscoa, de 7 a 9/4, e invertem o primeiro e segundo lugares para o feriado de Tiradentes, de 21 a 23/4, com Maceió passando a primeira colocada.

Quando avaliados os destinos internacionais, Portugal — que é o único que aparece na preferência para todos os feriados de 2023 — e Orlando são citados para os feriados de Carnaval — período em que Buenos Aires completa o Top 3 – e Páscoa — quando a última posição do pódio é ocupada pela Itália. No feriado de Tiradentes, quem acompanha os europeus Portugal e Itália é o destino caribenho de Punta Cana, na República Dominicana.

Já para o feriado seguinte, do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, os destinos mais procurados são Maceió, Porto Seguro e Natal.

Para o feriado de Corpus Christi (8 a 11/6), ainda no outono, mas já bem perto do inverno, Porto Seguro e Maceió ainda ficam no pódio, respectivamente na primeira e terceira colocações, mas tem uma novidade no segundo lugar: a Serra Gaúcha, que entra na preferência de quem deseja começar a aproveitar a estação mais fria do ano. Já nos internacionais, além do destino português, dois dos nossos vizinhos da América do Sul ocupam as posições seguintes: Santigo (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

Passando para o segundo semestre do ano, a notícia também é boa para quem gosta de ter períodos prolongados de descanso. De setembro a novembro, três feriados que caíram em uma quarta-feira em 2022 serão em uma quinta-feira em 2023.

Começando pelo da Independência do Brasil, de 7 a 10 de setembro, os queridinhos Maceió e Porto Seguro continuam entre os três primeiros destinos nacionais mais procurados, mas dessa vez trocam posições em relação ao feriado de Corpus Christi, ocupando respectivamente o primeiro e o terceiro lugar. Entre eles, aparece pela primeira vez no pódio o destino pernambucano de Porto de Galinhas. Já os clientes CVC que procuram a viagem internacional no período estão focados na Europa, com as três posições ocupadas por Itália, Portugal e França — essa última aparecendo no ranking pela primeira vez.

Indo para o feriado de Dia das Crianças, que em 2023 poderá ser aproveitado de 12 a 15 de outubro, Porto de Galinhas lidera a preferência dos clientes CVC pela primeira vez, seguida de mais um destino inédito: Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em terceiro, ainda se mantendo no pódio, está a capital alagoana. Na viagem para o exterior, assim como no feriado anterior, Portugal e Itália se mantêm nas primeiras colocações e quem volta a aparecer é Orlando (EUA), que não figurava no top 3 desde o último feriado de abril.

Partimos, então, para o único feriado com possibilidade de emenda em novembro, já que em 2023 o da Proclamação da República (15/11) cairá em uma quarta-feira. Mas o feriado de Dia de Finados, que será de 2 a 5/11, também chega com novidades. Maceió continua entre os favoritos, ocupando a segunda posição, ficando entre Serra Gaúcha, como primeira colocada, e com a capital sergipana de Aracaju aparecendo pela primeira e única vez entre as preferidas dos clientes CVC. Para os internacionais, estão no pódio os mesmos três destinos do feriado de 7 de setembro, todos na Europa: Itália, França e Portugal.

Chegando ao fim do ano, o feriado do Natal em 2023, de 22 a 25/12, traz duas novidades no pódio. Em segundo lugar está Serra Gaúcha, que tradicionalmente é um destino muito procurado nessa época do ano por conta das festividades do Natal Luz. Já ocupando o primeiro e o terceiro lugares estão dois destinos baianos, respectivamente, Praia do Forte e a capital Salvador, ambos estreando entre as primeiras colocações. Também tem novidade no terceiro lugar do ranking internacional. Nos dois primeiros colocados, os já bastante citados Portugal e Itália são seguidos pela inédita posição da Espanha, confirmando que a Europa lidera a preferência dos brasileiros que resgatam os planos da viagem internacional.

Além de antecipar a programação desses feriados, já oferecendo opções de pacotes para todos eles, a CVC também tem diversificado as condições de pagamento e, recentemente, lançou possibilidade de parcelamento em até 24x iguais, além do seu programa de fidelidade, o Clube CVC, que permite acúmulo de pontos para serem resgatados em viagens com a operadora. Há também a versão por assinatura, o Clube CVC Super, que garante o acúmulo recorrente de mil pontos ao mês.

Pacotes para todos os feriados de 2023 e para outros períodos desejados estão disponíveis nas lojas e agências autorizadas CVC, e também pelo site e aplicativo da marca.

ASCOM