A importância da voz e os cuidados que se deve ter para manter o sistema vocal saudável foram o foco da videoconferência “Cuidados com a saúde vocal do trabalhador”, realizada pelo Programa Saúde do Professor, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na terça-feira (23/04).
O evento, em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de abril), reuniu professores da rede estadual no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e foi transmitido para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O objetivo foi promover a conscientização sobre os cuidados e a preservação da voz, alertando os profissionais para as alterações vocais como possíveis sinais de doença.
A professora Selma dos Santos, do Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, uma das integrantes da mesa-redonda sobre a temática, falou sobre os cuidados que os educadores devem ter ao longo do seu percurso profissional. “Como falamos muito em sala de aula, nos intervalos procuro descansar a voz fazendo leitura. Também bebo muita água e como, em média, cinco maçãs por dia. Este programa, portanto, é importante justamente porque acolhe o professor, atende às suas necessidades”, disse a educadora.
O encontro, que integra a campanha nacional “Seja amigo da sua voz – minha voz e minha identidade”, idealizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, reuniu outros profissionais da voz, como o jornalista e radialista Jefferson Beltrão; e a cantora Carla Visi, que é a madrinha da campanha na Bahia.
A diretora científica e membro dos departamentos de Voz e de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Maria Lúcia Vaz Masson, ressaltou as estratégias protetoras da voz do docente. “Hidratação direta e nebulização; amplificação vocal usado durante a aula; exercícios de fonação; e aquecimento e desaquecimento vocal são algumas estratégias de proteção da voz para que os professores possam exercer sua profissão de maneira segura. A ideia da campanha nacional da voz completou 20 anos e foi criada para divulgar os cuidados vocais. A gente acredita que sintomas como rouquidão são normais, principalmente em professores, mas eles podem estar associados a alguma doença mais importante, como o câncer de laringe. Nossos educadores usam a voz de maneira intensa e isto gera, de fato, uma sobrecarga vocal”, disse a especialista, destacando a parceria do Ambulatório de Voz Profissional – Serviço de Fonoaudiologia da UFBA (Rua Padre Feijó, 240 – Canela) com a Secretaria da Educação do Estado, por meio da qual professores da rede podem ser atendidos, às quartas-feiras.
Representando o secretário Jerônimo Rodrigues, a superintendente de Recursos Humanos, Maria do Rosário Muricy, falou sobre a importância do Programa Saúde do Professor, da SEC. “Dar continuidade a este projeto de cuidado com a saúde do professor é muito importante. Temos 27 mil professores efetivos na rede estadual e promover a saúde desses profissionais e prevenir doenças é garantir vida saudável e, consequentemente, uma educação com mais qualidade. Estamos, hoje, desenvolvendo este trabalho em Salvador e na Região Metropolitana, mas a nossa intenção é estendê-lo em todo o Estado”.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM/ SEC
Foto: Claudionor Jr/ SEC








Arquivo Pessoal
Foto: Amo Animais
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo
Image by
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotografia: Telma Galino
Foto: Reprodução/COPPA
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
PM
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Reprodução/ Video
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Itatim News
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Arquivo | Foto: Ney Santos
Foto: Najara Araújo/ Agência Câmara
Divulgação
Foto: Reprodução/ Vídeo/ YouTube/ Mercado Livre Brasil Oficial
Foto: Luciano Almeido
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Foto: Eduardo AndradeAscomSDE.jpeg
Divulgação
Arquivo Pessoal
Reprodução: Recôncavo no AR
FotoS: Reynaldo Felix / AgFpontes / Divulgação.
Edição: Tribuna do Recôncavo
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Adam Vidal
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay