A Escritora e Doutora em Antropologia Joanice Santos Conceição lançará em breve o seu novo livro, “LÁGRIMAS DE IEMANJÁ”, pela editora MALÊ, dedicado ao público infanto-juvenil. A autora possui uma grande afinidade com a literatura e a utiliza sempre para disseminar seus conhecimentos sobre Educação, Relações Sociais, Religião, Populações afro-brasileiras, Masculinidades, temáticas que são o seu objeto de estudo no cotidiano, através de poemas, contos e artigos.
Joanice Santos Conceição, popularmente conhecida como JÔ, é natural de Mutuípe/BA, residente em Fortaleza-CE e integra o quadro de docentes da UNILAB/CE (Universidade de Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira), atuando nos Colegiados de Antropologia e Bacharelado em Humanidades. É fundadora e coordenadora do AZÂNIA (grupo de Estudos e Pesquisas em cultura, gêneros, sexualidades, religião, performance e educação) e já publicou os livros: IRMANDADE DA BOA MORTE E CULTO DE BABÁ EGUM: Masculinidades, Feminilidades e Performances Negras (Paco editoral – 2017); Contos: A NEGRITINHA (Editora UFPE- 2009) e SER (Editora Versiprosa – 2022). É organizadora e co-autora do livro: Masculinidades e Feminilidades como Estratégias de Poder (Editora Multifoco).
Sobre o lançamento desta sua nova obra, a escritora Joanice comenta: “LAGRIMAS DE IEMANJÁ é uma narrativa (conto) ambientado na cidade de Salvador, Bahia, especificamente no bairro do Rio Vermelho, local onde acontece a famosa festa dedicada a Rainha do Mar. A problemática do texto diz respeito a ausência da festa de Yemanjá, realizada anualmente no dia 02 de fevereiro. A divindade preocupada com a falta das oferendas endereçadas a ela resolve ir à referida praia para tomar ciência do que poderia está acontecendo…”
A autora informa que a agenda de lançamentos está confirmada nas seguintes cidades: Salvador, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e na FLICA (Festa Literária Internacional de Cachoeira), disponibilizando também os endereços onde o livro encontra-se à venda: Nos sites da Editora Malê e da Amazon, através do seu e-mail: [email protected] e em suas redes sociais: Instagran: @jomutum; facebook: Joanice Conceição.
Maria do Carmo, professora, poeta e escritora, comenta: “ É uma satisfação imensa ver os escritos da sua amiga JÔ percorrem o universo, ultrapassando as barreiras pessoais e sociais, fazendo eclodir o eco literário de autoria feminina. O Prefácio do seu primeiro livro RETALHOS DE VIVÊNCIAS, foi escrito por Joanice, sendo motivo de imensa satisfação para ambas. Doutora Joanice é uma incansável ativista na luta contra o racismo e um exemplo de persistência pelo reconhecimento da dignidade do povo preto, do qual muito se orgulha em pertencer.”
O livro LÁGRIMAS DE IEMANJÁ pode ser comprado no site: www.editoramale.com.br
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.