Foi realizada na noite de sexta-feira, dia 23, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Almeida (BA), Diocese de Amargosa, a Posse Canônica do novo Pároco, Padre José Roberto da Silva Amaral em solene celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Juraci Gomes de Oliveira, com a participação de padres diocesanos e visitantes, seminaristas, diáconos, autoridades municipais, familiares e amigos do padre José Roberto e paroquianos oriundos das Paróquias São Roque de Mutuípe de onde veio transferido.
A Celebração teve início com a acolhida ao Padre José Roberto feita pelo por Dom Juraci, seguida da leitura da PROVISÃO (Ato de nomeação do Pároco pelo bispo diocesano) pelo Padre Natael Costa Santos, Chanceler Diocesano. Em seguida, o Pe. José Roberto foi convocado a fazer a Renovação das Promessas Sacerdotais, o Juramento de fidelidade a Igreja de Jesus Cristo e a Profissão de Fé.
Dom Juraci expressou o seu contentamento neste momento celebrativo, fazendo alusão ao canto de entrada: “SOU CIDADÃO DO INFINITO, alertando que não basta ser cidadão do infinito, é preciso levar a Paz, referindo-se às transferências dos sacerdotes. Apresentou o novo Pároco, Pe. José Roberto a sua nova comunidade paroquial dizendo: “Em função do meu rebanho que Deus me confiou, hoje eu te entrego o meu povo! Meu povo, eu entrego a vocês o pastor que a partir de agora é de vocês, enfatizando a missão do Padre de ir ao encontro dos doentes e da comunidade sobre o zelo e o cuidado que deve ter com o sacerdote.”
Também estiveram presentes na Celebração paroquianos das comunidades das cidades de Aratuípe, Jaguaripe e Valença, onde o Pe. José Roberto já foi Pároco, de amigos conterrâneos e de outras cidades. Autoridades municipais também compareceram: O prefeito de Conceição do Almeida, Adailton Campos Sobral (Ito de Bega) acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores, Glaúcia Araújo Alves do vice-prefeito, Adenildo Santos Lopes e da vereadora Milian que acolheram o novo Pároco com as boas-vindas e prestaram homenagem a mãe do padre José Roberto.
Ao final da celebração foi dirigida uma mensagem de gratidão ao Pe. José Roberto por Giliane, representando a Paróquia São Roque de Mutuípe que dentre outras palavras citou: “Um padre que se coloca a serviço da vida, atento as necessidades e aflições dos paroquianos.” Uma paroquiana, representando a comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição proferiu uma mensagem de acolhida calorosa ao Pe. José Roberto; “Sua missão de pastor é servir e dar a vida pela vida do povo de Deus. A partir de agora será membro de cada família, compartilhará sofrimentos e alegrias, cuidará de nós como pastor…”
Já empossado, Pe. José Roberto dirigiu-se a comunidade com alegria e gratidão agradecendo a presença de todos, expressando saudades aos paroquianos da paróquia São Roque de Mutuípe, solicitando deles orações e boa acolhida para o seu sucessor, Pe. José Bonfim. Pe. José Roberto reafirmou a sua missão sacerdotal dizendo: “ É um momento novo na minha vida, uma nova etapa, com o coração cheio de alegria, de boas expectativas e de entusiasmo. Jesus disse que era preciso cuidar das pessoas, dizendo-lhes: Dai-lhes vós mesmos de comer. Cuidar da vida é o nosso lema!…”
A celebração culminou com o hino da padroeira Nossa Senhora da Conceição entoado pela comunidade, com a leitura da Ata de Posse, agradecimentos, a bênção final proferida por Dom Juraci e com as felicitações dos presentes ao novo Pároco Pe. José Roberto da Silva Amaral.
Matéria: Maria do Carmo Silva/ Tribuna do Recôncavo.