Uma moradora do Ribeirão de Itachama, zona rural de Amargosa, denunciou a situação dos desvios na BA-026, trecho que dá acesso a cidade de Brejões. Segundo Liliane, desde 2008 a situação da estrada é caótica.
“Tinha uma ponte na localidade conhecida como Cavaco, mas infelizmente foi demolida e fizeram um desvio. Após anos uma outra ponte começou a formar buracos, então resolveram também fazer um desvio. E o que tem acontecido nos períodos de trovoadas é que a comunidade fica sem acesso a cidade de Amargosa, porque o rio que corta a região transborda e carrega os dois desvios”, disse.
Em nota enviada a imprensa, a Prefeitura Municipal de Amargosa informou que devido as fortes chuvas que elevaram os níveis de água no Rio Ribeirão, o desvio provisório instalado na comunidade do Cavaco acabou cedendo. “Apesar de não ser responsável por obras na região, a Prefeitura de Amargosa construiu o desvio para facilitar a locomoção dos moradores, visto que o acesso principal já se encontrava danificado”.
Ainda de acordo com a nota, a Secretaria de Infraestrutura do Estado, responsável pela manutenção da BA já havia sido comunicada sobre a precariedade da ponte e da necessidade de avaliação da estrutura.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia