A Delegação baiana de judô já se encontra em João Pessoa na Paraíba para disputar até o dia 30 de novembro as provas dos Jogos da Juventude, que é o maior evento esportivo escolar do país.
A soteropolitana Maria Helena Dourado, de 15 anos, acredita que os Jogos da Juventude serão uma lembrança inesquecível na sua vida como atleta e, também, um momento de batalha, ‘pois, até chegarmos aqui, tivemos várias etapas. Mas com o apoio do Bolsa Esporte, acredito que posso chegar mais longe e sei que darei o meu melhor para trazer medalha não só pra mim, mas pra todo o meu estado’, disse.
Maria Helena é estreante nos Jogos da Juventude, mas não em competições escolares, pois representou a Bahia na etapa dos Jogos Escolares Brasileiros 2023, competição para estudantes atletas de 12 a 14 anos, tendo conquistado a medalha de bronze na modalidade de judô. Agora, aos 15 anos, encara um novo desafio, mostrando-se empolgada para a experiência em uma nova competição que reúne os melhores do país em sua faixa etária.
O embarque do primeiro grupo da Bahia tem um total de 50 pessoas. Do total de atletas já em João Pessoa, 19 são estudantes de escolas públicas e 14 de escolas particulares dos municípios de Barra da Estiva, Barreiras, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Irecê, Jequié, Juazeiro, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador e Simões Filho.
Durante toda a competição dos Jogos da Juventude deste ano, a Bahia será representa por 147 estudantes atletas. O Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Setre e da SEC, com execução da FBEE, realizou as seletivas escolares classificatórias para a etapa nacional e concedeu os uniformes de viagem mais as passagens aéreas aos atletas e dirigentes baianos. O evento é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/Sudesb.