Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Programa de Residência Artística Escutar o Paraguassu, promovido pela Plataforma Guará, iniciativa que articula ações ligadas à arte contemporânea e ecologia.
A chamada pública selecionará seis artistas residentes no Nordeste do Brasil – não necessariamente nascidos na Região, mas morando nela há pelo menos dois anos. As pessoas selecionadas integrarão o programa de residência, que acontecerá na cidade de Cachoeira (BA), no Recôncavo Baiano, a cerca de 120 km da capital do Estado, Salvador.
Os artistas serão selecionados a partir da ligação de seus projetos e pesquisas com questões ambientais, climáticas e territoriais. Isto porque a Plataforma Guará estabelece ações e parcerias entre artistas, pesquisadores, lideranças quilombolas e instituições ambientais, a partir do estuário do Rio Paraguassu, o maior rio genuinamente baiano, que nasce na Serra do Sincorá, na Chapada Diamantina, atravessa 81 municípios do estado e deságua na Baia de Todos os Santos.
A residência acontecerá durante o mês de setembro e proporá aos selecionados uma série de atividades e ações de formação para a construção de processos artísticos a partir dos imaginários e das lutas socioambientais do estuário do Paraguassu. As seis pessoas terão hospedagem, manutenção e apoio para a produção de seus processos. O regulamento e o formulário para inscrições estão nos perfis da Plataforma no Instagram @guaraplataforma e no Facebook (no perfil Plataforma Guará).
Mais informações também podem ser obtidas através dos emails [email protected] e [email protected]. As inscrições estão abertas até 11 de agosto. O Programa de Residência Artística Escutar o Paraguassu é patrocinado pelo Banco do Nordeste, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Texto: Gil Maciel Rocha.