Em visita de uma comitiva portuguesa à capital soteropolitana no sábado, dia 11, foi iniciada a cooperação entre Salvador e o país lusitano para a elaboração de projetos sociais e combate à pobreza. No encontro, a capital da Bahia foi representada pela vice-prefeita, Ana Paula Matos.
Os portugueses, liderados pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, e o Cônsul Geral na Bahia, Jorge Fonsêca, celebraram a reunião em alusão ao 10 de junho, Dia de Portugal. No encontro, realizado no Gabinete da Prefeitura de Salvador, foram propostas iniciativas de aproximação a partir das temáticas comuns, com ênfase na área social e cooperação internacional.
Sob a liderança da ministra da Presidência, Portugal lançou a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, um instrumento que visa concretizar uma abordagem multidimensional e transversal de articulação das políticas públicas tendo em vista a erradicação da pobreza.
Combate à Pobreza
A estratégia portuguesa apresentada na reunião tem entre os seus objetivos a redução da taxa de pobreza para 10% da população, o que significa retirar 660 mil pessoas da situação de pobreza até 2030.
A meta do governo português é de reduzir para metade a pobreza das crianças, o que significará retirar 170 mil crianças desta condição durante o mesmo período de tempo. Foram definidos seis eixos prioritários de intervenção, em estreita articulação com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Também estiveram no encontro deste sábado o chefe de Gabinete da Prefeitura, Francisco Elde, as assessoras do Escritório de Cooperação Internacional, Luara Dantas e Cíntia Martins, além da embaixatriz Maria Cristina Ramos; e Miguel Cabrita, Chefe de Gabinete da ministra Gaspar.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM