Dois adolescentes negros que estavam no Salvador Shopping, na noite de segunda-feira, dia 28, foram expulsos do estabelecimento por seguranças. Imagens mostram dois vigilantes pegando um dos garotos à força e o golpeando com um “mata leão” para retirá-lo do estabelecimento. Os vídeos foram feitos por clientes que assistiram à cena e se indignaram com o uso de violência.
O Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal da Juventude de Salvador afirmaram que irão procurar o Ministério Público do Estado da Bahia para tratar sobre o ocorrido, também indicaram que vão convocar uma reunião com administradores do shopping e o Conselho Tutelar da Pituba para orientações imediatas de como esses profissionais devem proceder em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e extinguir novas condutas como essas, além de requerer tratamento humanizado com a infância e adolescência que são cliente do estabelecimento.
Os conselhos também disseram que irão exigir a apresentação dos procedimentos e orientações dadas por parte da empresa junto aos seus colaboradores de Segurança quando identificam supostos indícios de ameaça a ordem e patrimônio da empresa.
“A situação não pode meramente ser encarada como fato isolado, mas apurado e aplicadas às medidas adequadas para sanar essas posturas que refletem em uma política estrutural e discriminatória”, conclui o documento, assinado pelos presidentes Tatiane Paixão (CMDCA) e Gustavo Mercês (Comjuv).
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias