A poesia e o suingue do samba sempre estiverem presentes na arte e na música do sambista João Nogueira, que nos deixava há 20 anos, no dia 5 de junho de 2000, vítima de um enfarte, aos 58 anos. Ele contribuiu com um grande legado para a música brasileira com suas 183 obras musicais e 310 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Um levantamento da empresa mostra o ranking das suas 20 músicas mais tocadas nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019.
“O poder da criação” ficou em primeiro lugar nos principais segmentos de exibição pública de músicas, como Shows, Música ao Vivo e TVs. Também se destacaram, entre as cinco primeiras colocadas, “Nó Na Madeira”, “Espelho”, “Mineira” e “Minha Missão”.
Nos últimos cinco anos, a maior parte dos rendimentos do sambista foi proveniente de shows, música ao vivo, TVs e rádios, que correspondem a mais de 75% do que foi destinado a ele. Conforme determina a Lei do Direito Autoral 9.610/98, os herdeiros de João Nogueira continuam recebendo esse pagamento por 70 anos após a sua morte.
Matéria: Luciana Dantas/ Comunicação Corporativa
Recorde no link a seguir alguns sucessos de João: youtube.com/watch?v=Y1WiN-Eyi2A