Seis pessoas ficaram feridas após o acidente no metrô de Salvador, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 31. Com ferimentos leves, dois funcionários da CCR e quatro passageiros foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Três foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Municipal de Salvador e as outras duas foram levadas para uma unidade particular. Nenhum deles sofreu ferimentos graves.
O acidente foi causado pela falha de um rebocador que levava um trem para ser inserido no sistema de transporte, confirme explicou André Costa, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo transporte metroviário em Salvador e região metropolitana.
“Na hora que estava fazendo a inserção de um novo trem, uma falha do rebocador fez com que esse trem se deslocasse mais rápido do que o previsto e entrasse na via de serviço, encostando no último carro de um trem que vinha passando. Ao encostar, os dois tiveram uma fricção e ocasionaram uma parada”. explicou André Costa.
O representante da empresa contou que não havia serviço de manutenção, apenas a inserção de um novo trem quando aconteceu o acidente. Explicou ainda que a inclusão de mais trens no serviço é comum no final da manhã e no início da tarde.
“Ocorreu uma falha que estamos avaliando e apurando com muita responsabilidade para que isso nunca mais ocorra. Nosso corpo técnico e peritos vão avaliar e investigar as causas”, falou o representante da empresa.
Após o acidente, a linha 2 continuou com a operação normal. Já a linha 1, entre as estações Lapa e Retiro, foi interrompida. Em seguida, a CCR e a prefeitura de Salvador inseriram linhas de ônibus para o translado entre o Retiro e Pirajá. (Clique aqui e conheça o metrô de Salvador)
“Estamos avaliando o plano de remoção dos trens com cuidado e segurança para restabelecer o mais breve possível. Ainda não temos uma data, mas tão logo vamos atualizar”, disse Costa.
Acidente
Os dois trens do metrô de Salvador tombaram após um deles bater em um caminhão de alinhamento – que é um vagão de serviço –, na região da Estação Pirajá. Esse trem descarrilou, tombou e atingiu outro veículo, que estava no trilho ao lado.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1