As ações de acesso ao bem-estar da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI) já estão em curso no Carnaval 2026, em Salvador. Disponíveis de 12 a 17 de fevereiro, na Casa da Igualdade Racial, no Pelourinho, e nas unidades do Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’, em Ondina e nas Voluntárias Sociais, no Campo Grande, as iniciativas fortalecem o empreendedorismo negro e consolidam políticas públicas de promoção da igualdade racial e de gênero, por meio da oferta de serviços gratuitos de cuidado, estética e valorização identitária às populações negras e indígenas.
Na Casa da Igualdade Racial, no Pelourinho, estão sendo realizados cerca de 400 atendimentos gratuitos até o dia 16 de fevereiro, sempre das 13h às 19h. No espaço, empreendedoras negras e indígenas oferecem serviços de tranças afro, confecção de turbantes, maquiagem e customização de abadás e fantasias. A iniciativa prioriza moradores do Centro Histórico e áreas adjacentes, além de beneficiários do Edital Carnaval Ouro Negro, promovendo geração de renda, valorização cultural e fortalecimento da identidade negra em pleno circuito da festa.
As iniciativas também integram o Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’, desenvolvido em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A partir do dia 14 até o dia 17 de fevereiro, das 8h às 15h, as unidades de Ondina e das Voluntárias Sociais, no Campo Grande, oferecem gratuitamente serviços como maquiagem, tranças afro e atividades de combate ao racismo no Carnaval. O projeto funciona como espaço de acolhimento e cuidado integral, fortalecendo a autoestima e o pertencimento cultural das mulheres atendidas durante o período carnavalesco.
Para a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, garantir políticas de cuidado durante o Carnaval é reconhecer o protagonismo histórico do povo negro e indígena na construção da festa. ‘É fundamental assegurar serviços gratuitos a estas populações, que trabalham intensamente e são protagonistas para que o Carnaval alcance sua grandeza e reconhecimento’, afirmou.
A programação inclui ainda a Feira de Empreendedores Negros e Negras no Camarote Morabeza, no Circuito Batatinha, realizada em parceria com a Vale do Dendê. Até o dia 17 de fevereiro, das 13h às 21h, 15 empreendedores apresentam marcas autorais nos segmentos de moda, acessórios, bolsas e turbantes, ampliando a visibilidade da afroeconomia e criando oportunidades concretas de negócios durante a festa.
‘Fortalecer o empreendedorismo negro e indígena é essencial para que a geração de renda e a autonomia financeira também circulem por meio de negócios liderados por essas populações, consolidando oportunidades e promovendo uma economia mais justa e inclusiva’, completou a Secretária.
Foto: Gabriel Cunha









Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil