A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) ocupou as ruas no Carnaval, levando informação, acolhimento e conscientização sobre o direito das mulheres de se divertirem com liberdade, alegria e respeito. Durante os dias de festa foram ativadas campanhas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero e prestados serviços gratuitos de cuidado e bem-estar para as catadoras de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiras.
Mais de 226.294 materiais foram distribuídos (ventarolas, tatuagens temporárias, fitinhas, viseiras e preservativos), incluindo mensagens educativas, reforçando que Não é Não e que folia não combina com violência. A SPM também realizou a campanha Oxe, me respeite, contra o assédio e à importação sexual, e as campanhas Se liga ou eu ligo 180 e Feminicídio Zero, em parceria com o Ministério das Mulheres, alcançando os circuitos oficiais do Carnaval, 43 blocos de ruas, e os seis Carnavais de bairro (Cajazeiras, Nordeste de Amaralina, Paripe, Periperi, Itapuã e Liberdade).
As Tendas Oxe, Me Respeite! funcionaram, em regime de plantão, de quinta-feira (12) a está Quarta-feira de Cinzas (18), na Praça do Campo Grande, em frente à Câmara Municipal (Pelourinho) e na Praça Eliana Kertesz (Ondina), somando 216 horas de atendimento, com 55 profissionais preparados para acolhimento multidisciplinar.
Alem disso, a Campanha do Laço Branco ecoou nas ruas e na Mudança do Garcia com o bloquinho do Feminicídio Zero, reafirmando que o enfrentamento à violência contra as mulheres é responsabilidade de toda a sociedade.
Com o projeto Cuidar de Quem Cuida, o governo do Estado proporcionou acolhimento e suporte às trabalhadoras do Carnaval, cordeiras, ambulantes e catadoras de recicláveis, com dois Espaços, um no Campo Grande (sede das Voluntárias Sociais, no Palácio da Aclamação) e outro em Ondina (sede da ADAB).
Foram dias de cuidado, de sábado a terça-feira de Carnaval, com serviços gratuitos como banho, alimentação, escuta terapêutica, massagens, práticas integrativas e muito mais. Tivemos o envolvimento de 92 profissionais de diversas áreas e realizamos 4.289 atendimentos, superando a marca de 2.400 atendimentos do Carnaval de 2025. Também foi feita busca ativa nos circuitos. E o melhor, o Ministério das Mulheres conheceu os espaços e o Cuidar de Quem Cuida virou referência para o Brasil!
O projeto Cuidar de Quem Cuida é realizado pela Secretaria de Mulheres do Estado (SPM), em parceria com as Voluntárias Sociais e secretarias do Estado, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Ascom SPM
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa









Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo