O Carnaval da Bahia 2026 foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (12), com uma grande festa promovida pelo Governo da Bahia na cidade de Salvador. Em uma noite marcada pela diversidade musical e por grandes encontros, os circuitos da folia foram tomados por multidões de foliões.
No circuito Dodô (Barra-Ondina), um dos momentos mais marcantes foi o desfile do Bloco Os Mascarados, que celebrou 20 anos e teve como destaque o retorno de Margareth Menezes como anfitriã após dez anos afastada.
Ludmilla trouxe novamente à Bahia o projeto ‘Fervo da Lud’, transformando o circuito em um verdadeiro mar de gente. Ainda no circuito Barra-Ondina, a banda Cheiro de Amor, ícone do axé sob comando da cantora Raquel Tombesi, embalou o público com sucessos e a nova música ‘Vida Leva Eu’.
O cantor Carlinhos Brown também se apresentou no circuito, levando sua força percussiva e realizando seu tradicional rito padê antes de subir ao trio, pedindo proteção e bons caminhos. Também passaram pelo circuito Tatau, Thiago Aquino e Hiago Danadinho.
No circuito Osmar (Campo Grande), o mais tradicional da folia, a noite foi marcada pela energia de grandes nomes do axé, como Daniela Mercury e Luiz Caldas.
O espaço também recebeu apresentações de Escandurras, Jau e da banda Sambaiana, que encerrou a noite com show vibrante, destacando a força feminina com canções autorais como ‘Groove Arrastado’ e ‘Deixa Girar Girar’.
No Pelourinho, a programação reuniu shows em várias praças, com apresentações de Wilsinho, Rafael Pondé, Márcia Short, Ricardo Chaves, Jorge Zarath, Zé Paulo, Sarajane, Lhego Valentim, Leva Trio, Elas Cantam Axé, Legião do Samba, Filomena Bagaceira, Saulo Braga, Dan Valente, Carla Visi, Amanda Santiago, Lazzo Matumbi, Aloísio Menezes, Bailinho de Quinta e a banda Jammil, garantindo diversidade musical e forte presença de artistas baianos na folia.
Na Cidade Baixa, o Carnaval da Ribeira movimentou o público com uma programação diversa. A festa contou com shows de Kart Love, seguido por A Vingadora, Pimenta Nativa, Lukas Miranda, Taynã Agazzi e Mr. Bryan Gasparzinho, garantindo uma sequência de apresentações que reforçaram o clima festivo e a pluralidade musical do Carnaval da Bahia.
Com realização do Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), o Carnaval da Bahia 2026 reforça o tema ‘Um Estado de Alegria’, celebrando a cultura, a diversidade e a força da maior festa popular do estado.


Foto: Fred Pontes




Arquivo Pessoal 
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Amanda Ercília GOVBA
Foto: Cleomário Alves/SJDHBA
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira GOVBA
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste / Redes Sociais
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Eduardo Andrade AscomSDE
Foto: Vagner Ramos/ SEI
Imagem de Firmbee por Pixabay
Video
Imagem de Luis Wilker WilkerNet por Pixabay
Image by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem do meu m por Pixabay
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Video
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/Video
Imagem Ilustrativa de Robert Cheaib por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Foto: Jack Peixoto
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay
Foto: Ailton Gonçalves
Foto: André Frutuôso - Ascom/CAR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
FOTO - ÍTALO OLIVEIRA-SDR
Foto: Laíse Ribeiro/ Sistema FIEB
Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap de Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
FOTO: Arivaldo Publio02
Video
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Elena Borisova from Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Claudio Lima
Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia
Imagem de Musa KIZILAY por Pixabay
Foto: Reprodução