Danilo Santana, presidente municipal do PSOL e pré-candidato a vereador em Santa Teresinha (BA), foi vítima de um comentário racista no YouTube. Danilo gravou um vídeo em apoio ao Diário Causa Operária, que foi vítima de ataque de hackers em seu jornal digital. No vídeo, Danilo se posiciona contra os ataques e cobra das autoridades a investigação do crime. Nos comentários do vídeo, uma pessoa disse. “Vai cortar o cabelo primeiro. Tá parecendo um mendigo”.
Danilo, que é Cientista Social e militante das causas raciais, manifestou seu repúdio ao comentário e disse não se intimidar com a agressão. “Não me intimidarei com essa violência e continuarei expondo o racismo e os racistas que insistem em arrotar ódio contra a população negra”.
Para Danilo, um dos grandes problemas do racismo no Brasil é a naturalização dessa violência. “Estamos tão acostumados com a desigualdade racial que comentários como o que fui vítima é considerado inofensivo para algumas pessoas. Isso revela o que já estamos falando há muito tempo, que o racismo é estruturante em nossa sociedade. E isso significa que devemos discutir sempre sobre essa questão para que tenhamos um olhar apurado para identificar, expor e punir situações de violência racial.”
O presidente estadual do PSOL, Fábio Nogueira, juntamente com o jurídico do partido, estão tomando as medidas cabíveis para que o fato seja levado ao conhecimento das autoridades competentes.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Criativa