Na noite desta sexta-feira, dia 04, teve inicio o novenário em preparação a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Cajueiro, em Santo Antonio de Jesus (BA). A primeira noite foi presidida pelo padre Valmiro Santiago, pároco da Paróquia São José do Andaiá e concelebrada pelo padre anfitrião, Wilson Vitoria. Também esteve presente o seminarista do Seminário Maior, Landerson Lopes. Em sua homilia, padre Valmiro falou da necessidade de cada leigo ser porta aberta que acolhe o outro em todas as circunstâncias.
“Estamos aqui dentro desse espaço litúrgico que chamamos igreja, mas a igreja somos nós. E é lá fora que nós somos chamados a ser essa igreja que reza com a palavra e comunga com a Eucaristia, é ali que somos chamados a dar o nosso testemunho, sobretudo o testemunho de uma igreja que acolhe a todos e que está atenta ao outro, em todos os momentos e lugares que ele se encontra (….). Que sejamos sempre portas abertas para acolher o outro em todas as circunstâncias (…) Que eu me faça presente com essa abertura de coração e esse desejo profundo de ser presença cristã ao lado do meu irmão”.
Padre Valmiro ainda ressaltou que o nosso papel não é ser assaltante ou ladrão e sim pastor, que vai salvando as ovelhas de diversas realidades:
“Nosso papel deve ser de quem protege, guarda e abre as portas para acolher essas pessoas, para que elas sejam salvas dos muitos ladrões e assaltantes de valores que estão na sociedade, roubando virtudes, levando pessoas ao individualismo, egoísmo e mundo isolado, isso é ser assaltado e não podemos permitir que isso aconteça. Precisamos ser portas que acolham”, finalizou.
O novenário segue até o dia 12 sempre às 18h30, com um número reduzido de fieis, cujo acesso será através de senhas. No dia 13, às 9 horas, haverá a Missa festiva, e em seguida a carreata pelas ruas do bairro, com a imagem da padroeira. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, na página Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Matéria: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo