Foi deflagrada na manhã desta quarta, dia 4, uma ação da Polícia Civil visando combater crimes de extorsão e homicídio perpetrado por membros rivais da comunidade cigana na região do recôncavo. A ação policial objetivava o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão e mandado de prisão preventiva.
Nesta fase, a investigação foi iniciada pela Polícia Civil de Cruz das Almas, que representou pela expedição dos mandados de busca e apreensão domiciliar em Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, os quais foram deferidos pela Justiça Criminal. Participaram da ação Policiais Civis da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, equipe de pronto emprego do CATTI/Leste e equipes do SI da 4ª COORPIN e 1ª DT/SAJ.
Durante o cumprimento dos mandados, na Cidade de Santo Antônio de Jesus, foram aprendidas 02 (duas) pistolas, sendo uma Pistola Tauros 9mm, de calibre restrito e outra pistola Beretta calibre 6.35mm. Foram aprendidas, ainda, diversos documentos, dentre eles notas promissórias, comumente utilizado por ciganos para a prática do delito de usura, conhecido popularmente como agiotagem.
Foi preso em flagrante delito a pessoa de iniciais M.M.G., de 58 anos de idade, pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo com numeração restrita e usura, o qual se encontra recolhido na carceragem da DT de Cruz das Almas, à disposição da Justiça Criminal. A documentação apreendida será analisada pela Policia Civil e poderá servir de base para procedimento investigatório criminal.