As chuvas continuarão a cair com menor intensidade durante toda esta terça-feira, dia 2, em Salvador e região metropolitana. Diversos transtornos foram registrados nesta madrugada, inclusive alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo o coordenador da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, as fortes chuvas e trovoadas que ocorreram foram provocadas pela formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), associado.
Ainda de acordo com Sosthenes Macêdo, esses sistemas podem durar várias horas e geralmente são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo. Confira como ficou este condomínio na Rua do Canal, no bairro da Pituba, um dos mais atingidos pelas chuvas nesta madrugada. Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (CEMADEC), os bairros onde mais choveu nas últimas seis horas foram:
Ondina, com 102,4 mm;
Federação, com 100,2 mm;
Campinas de Brotas, com 85,8 mm;
Pituba, com 83,6 mm;
Brotas, com 79 mm;
Stiep, com 75,1 mm;
Engenho Velho de Brotas, com 72 mm;
Centro, com 68 mm;
Barbalho, 65,2 mm;
Sete de Abril, com 60 mm.
Na capital baiana, as temperaturas ficarão entre 24ºC e 30ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o clima será de muitas nuvens com pancadas de chuva isolada. Existe ainda a possibilidade de trovoadas durante a manhã. A umidade máxima vai até 100% e os ventos se manterão de fracos a moderados.
Nas cidades da região metropolitana, a previsão será com possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde e noite. Em Lauro de Freitas e Camaçari, as temperaturas vão variar de 25º C a 31ºC.
Bahia Noticias.