Com a maior mobilização entre todos os estados brasileiros, a III Teia Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia foi encerrada neste domingo (1º), no Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) ao longo do fim de semana, o evento reuniu cerca de 500 participantes por dia, consolidou propostas estratégicas e elegeu a delegação que representará o estado na etapa nacional. O reconhecimento de maior mobilização no país foi feito pelo próprio Ministério da Cultura (MinC), que destacou o alcance territorial e a força de organização da edição baiana.
Ainda na avaliação de Amanda, a qualidade das propostas aprovadas e dos encaminhamentos construídos na plenária final da Teia contribuirá diretamente para orientar os próximos dez anos do Plano Estadual de Cultura, ampliando o alcance da política para além da Cultura Viva. Os debates no evento incidiram sobre fomento, linguagens artísticas, patrimônio, livro e leitura, memória e políticas identitárias.
A programação do evento contou com a plenária final do IV Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, que foi iniciada com falas institucionais e seguiu com a leitura da carta construída coletivamente pelos participantes, reafirmando a importância da Política Cultura Viva nos âmbitos estadual e nacional.
Também foram aclamadas as redes temáticas, que passaram de 11 para 21 no estado, e foi empossada a nova Comissão Estadual, composta por representantes territoriais e das redes, e definida a delegação com 30 integrantes, eleita com critérios de paridade e diversidade, que representará a Bahia na etapa nacional. A experiência vivida durante a Teia foi marcada por aprendizado, trocas e novas perspectivas para David Araújo, do Grupo Cultural Artístico 20 de Novembro, de Cruz das Almas, que representou o mestre Nego Jai no encontro.









































































































