A OAB Bahia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um protocolo de intenções para implantar o Guichê Virtual e garantir à advocacia baiana atendimento remoto exclusivo pelo INSS. A novidade incrementa a parceria já existente entre as instituições, que, por meio do INSS Digital, vem permitindo à classe requerer benefícios previdenciários e encaminhar documentos de maneira on-line. A assinatura do protocolo aconteceu na manhã desta segunda (13), na sede da seccional.
O Guichê Virtual estará disponível nos próximos 60 dias por meio de agendamento e priorizará aqueles serviços que não são ofertados por meio do Meu INSS, proporcionando resolutividade e diminuindo a necessidade de deslocamento até as Agências da Previdência Social (APS).
Para Eddie Parish, que presidiu a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-BA no último triênio, o Guichê vai potencializar a advocacia previdenciária, permitindo que todos os advogados que atuam na área administrativa do INSS possam advogar de onde trabalham ou residem, sem precisar se deslocar. Toda a advocacia do estado, incluindo a que mora no interior e tem dificuldade de se deslocar para Salvador, poderá fazer seu agendamento e ser atendida do local onde mora e trabalha.