Nesta quarta-feira, dia 27, a agricultura familiar do município de Ituberá (BA) foi palco de significativos avanços proporcionados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O dia foi marcado pela entrega de uma Unidade de Beneficiamento de Guaraná, uma Unidade de Beneficiamento de Mandioca e a reforma do Mercado Municipal.
A Unidade de Beneficiamento de Guaraná da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasu)l foi entregue com máquinas e equipamentos. O investimento também foi destinado para a construção de galpão e estufa de secagem, caminhão-baú, máquinas e equipamentos, além de material para escritório. O objetivo é beneficiar e estocar produtos dos cooperados, incluindo cacau, guaraná e polpa de frutas.
A revitalização do Mercado Municipal de Ituberá é outra conquista significativa. A reforma busca impulsionar o comércio e a agricultura familiar, proporcionando mais conforto e segurança aos feirantes, comerciantes e consumidores. São 23 boxes para alimentos, confecção, artesanato, armarinho, lanchonete e bar. Também foram construídos dois banheiros, um feminino e um masculino, acessíveis. O local conta com novo piso, cobertura e estacionamento coberto.
Outra entrega importante foi a Unidade de Beneficiamento de Mandioca da Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar (ADSCAF), que com apoio em maquinário e estrutura, busca fortalecer a produção de farinha de mandioca. A iniciativa visa gerar emprego, renda e manter os agricultores familiares no campo.
Averaldo Sena Lavrador, comerciante, celebra a mudança, destacando a transformação do mercado de um antigo galpão para um espaço atraente, incentivando o movimento e a compra frequente. “Antes era um galpão. Era como um depósito de coisas velhas. Hoje é esse mercado bonito, como o público está vendo. E o que melhora é a estrutura e com isso as pessoas compram mais e querem conhecer melhor o espaço e vêm mais vezes visitar”.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: CAR.