No município de Ituberá (BA), a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul) conquistou mercados internacionais com o seu coco de piaçava de alta qualidade. A cooperativa já exportou 400 toneladas este ano, e, nesta semana, está enviando uma nova remessa para o Egito, com 10 contêineres de 28.550 quilos de coco cada, para serem transformados em belos Rosários Egípcios. Com a nova remessa, a cooperativa fortalece ainda mais os laços comerciais entre a Bahia e o Egito.
Apoiada pelo Governo do Estado por meio do projeto Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, a Coopafbasul é um exemplo de como a agricultura familiar pode gerar emprego, renda e promover o desenvolvimento sustentável. O presidente da Coopafbasul, Marcos da Conceição, destaca que a parceria com a CAR tem sido essencial para o sucesso da cooperativa no mercado. “Graças a esse apoio conseguimos ganhar mais o mercado e estamos crescendo e nos desenvolvendo a cada dia”.
O sucesso da exportação do coco de piaçava da Bahia é uma prova concreta de que a valorização dos produtos locais e a produção consciente podem abrir portas para o mercado internacional, impulsionando a economia e fortalecendo a imagem do estado como um importante polo produtor. O Bahia Produtiva é um projeto da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Texto: Silvia Costa.