Cenário de lutas travadas entre baianos e as tropas portuguesas pelo domínio do território brasileiro no passado, a Baía de Todos-os-Santos recebe neste sábado, dia 15, o Festival Náutico Maria Felipa 2023, evento que integra as comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, unindo turismo, esporte náutico, história e cultura.
O festival valoriza a figura feminina nesse contexto de lutas, representada por Maria Felipa de Oliveira, heroína histórica da luta pela independência da Bahia, que possuía grande conexão com Itaparica, além de promover o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. O evento contará com uma intensa programação que começa às 8h30 com um café da manhã para convidados na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, seguido de uma “Roda de Conversa” com mulheres empreendedoras no segmento náutico e palestra com o historiador, professor e pesquisador Rafael Dantas.
O Festival Náutico Maria Felipa 2023 vai contar com a participação de cerca de 60 Veleiros de Oceano. A largada será na Marina da Penha, às 13h, de onde as embarcações partirão rumo à Marina de Itaparica, na cidade de Itaparica. A expectativa é de que os primeiros velejadores cruzem a raia de chegada às 15h. Além dos Veleiros de Oceano, os tradicionais saveiros também participarão como classe especialmente convidada.
O Festival Náutico Maria Felipa 2023 é uma realização da Via Náutica Consultoria e Eventos com patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA) e o apoio institucional da Prefeitura de Itaparica através da Secretaria de Turismo e da Associação Náutica da Bahia – ANB.
Comemoração e premiação – Os velejadores serão recepcionados em Itaparica ao som de sax ao vivo durante o pôr-do-sol e participarão de um jantar de confraternização, às 18h. O evento terá também apresentação de grupos culturais da cidade às 18h30.
Os três primeiros colocados de cada classe serão premiados com troféus em cerimônia realizada às 20h. O evento será encerrado com um show da cantora Larissa Luz, às 21h. Ambos os eventos acontecerão na Marina de Itaparica e serão abertos ao público.
Heroína da pátria- Nascida na Ilha de Itaparica em data desconhecida, Maria Felipa de Oliveira era marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal. Ela teria liderado um grupo de 200 pessoas, entre mulheres negras, índios tupinambás e tapuias nas batalhas contra os portugueses que atacaram a Ilha de Itaparica a partir de 1822.
De acordo com a narrativa oral, Maria Felipa se destacou na guerra de independência da Bahia, na defesa de Itaparica, quando os portugueses atacaram a ilha em 7 de janeiro de 1823. Com apoio de homens da cidade, tocou fogo nas embarcações portuguesas e enfrentou os colonizadores usando folha de cansanção.
Maria Felipa de Oliveira foi declarada Heroína da Pátria Brasileira em 26 de julho de 2018, pela Lei Federal nº 13.697, tendo seu nome inscrito no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”, que se encontra no “Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves”, localizado em Brasília.
Inscrições
Os velejadores interessados em participar do Festival Náutico Maria Felipa 2023 podem se inscrever até às 10h do dia 15 de julho através de link eletrônico https://forms.gle/2y5u2wtweFCS4dD58 ou em fichas físicas disponíveis nas secretarias do Aratu Iate Clube, Marina Aratu, Clube Angra dos Veleiros e Saveiro Clube da Bahia. Mais informações no whatsapp (71) 9.9912-4126.
O evento terá também o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia – FENEB e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia – FVOBA e especial apoio da Campomar Náutica, Fundação Aleixo Belov, Marlúcio Imóveis, Restaurante El Capitan, Delta Yachts, Aratu Iate Clube, M.I.Marine, Dismarmogram Mármores e Granitos, Ocean Brasil Aluguel de Embarcações e Helicópteros e Porto Salvador Marina.
Texto: Viva Comunicação Interativa.