A diretoria da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) recebeu representantes da empresa alemã Siemex, com o objetivo de atrair a implantação de uma fábrica de placa solar na Bahia – a primeira no país. As ações de prospecção são determinação do governador Jerônimo Rodrigues, para caminhar no sentido da reindustrialização da Bahia.
Na reunião, foram discutidos detalhes do projeto que foram apresentados ao presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, para que seja feita uma linha de financiamento, a fim de garantir que essa indústria seja instalada no estado. De acordo com o site BPMoney, a Companhia será sócia do empreendimento, entrando com ativos minerais, a exemplo da sílica de alta pureza e outros elementos associados.
Assim como em outros projetos, este será desenvolvido a partir de ações transversais de governo, decorrentes de parceria com a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Sedur-BA (Secretaria de Desenvolvimento Urbano). Concretizadas as tratativas feitas pela CBPM, o governador Jerônimo Rodrigues deve anunciar em breve a instalação das duas plantas industriais em Camaçari, associadas às placas fotovoltaicas.
Bahia Noticias.