Após passar por obras de requalificação, o Terminal de Integração Rodoviário (TIR) de Camaçari será reativado a partir de segunda-feira, dia 9, com operações direcionadas para atender as linhas dentro da sede do município.
A retomada deste equipamento, segundo a gestão municipal, faz parte do pacote de ações do Vai Camaçari – novo sistema de transporte público, formado pelo transporte coletivo e complementar – implementado em junho pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).
Com capacidade para abrigar até nove ônibus grandes simultaneamente, as obras do TIR possibilitaram a ampliação das duas plataformas existentes e a modernização do acesso para cadeirantes e pessoas com deficiência (PcD), além de rampas e faixas elevadas, e sanitários adaptados. A intervenção também inclui iluminação, pavimentação asfáltica e calçadas. O investimento feito foi de R$ 1 milhão.
Em função da reativação do TIR, algumas linhas de ônibus, que anteriormente se dirigiam ao Centro da cidade, terão suas rotas modificadas. As linhas afetadas incluem a 0103 Verde Ville/Boulevard Shopping, 0104 Bairro Novo/Parque das Palmeiras, 0105 Massaranduba, 0206 Verde Horizonte (Inocoop) e 0207 Sítio Verde (Avenida Sul). A partir de agora, para chegar ao centro ou outros bairros, os passageiros deverão desembarcar no terminal e realizar a integração com o cartão Vai Card em qualquer outra linha disponível.
Para o retorno, os passageiros terão a opção de fazer a integração no TIR ou nos pontos localizados na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães ou Avenida Contorno do Centro Administrativo, próximos aos Correios e ao Grau Técnico.
Também estão sendo introduzidas linhas noturnas com origem no TIR. Em fase experimental, a iniciativa funcionará das 20h às 22h30, considerando a redução do movimento na cidade nesse período e a demanda daqueles que retornam de Salvador, instituições de ensino, shoppings, mercados e outros locais de trabalho.
As linhas noturnas que entrarão em operação são:
-
N001 – Limoeiro/Bairro Novo via Boulevard Shopping/Atacadão/Poloplast – 20h20h, 21h20h, 22h;
-
N002 – Verde Ville/Sítio Verde via Verde Horizonte – 20h30h, 21h30h, 22h20h;
-
N003 – Gleba E/Lama Preta via Gleba C/Phoc/Burissatuba – 20h10h, 21h10h, 22h30h;
-
N004 – Gravatá/São Vicente – 20h, 21h, 22h30h.
Estão previstas a introdução de novas linhas de ônibus para atender às demandas específicas da comunidade de Camaçari. Desta forma, a partir do dia 9 de outubro, serão implementados dois atendimentos voltados para os trabalhadores do complexo do Poloplast, sendo o primeiro uma linha direta com foco nos horários matinais e o segundo destinado aos horários de retorno, denominados 0104.1 Poloplast e 0104.2 Bairro Novo/Pq. Palmeiras/Poloplast.
Além disso, a comunidade de Santa Rita, localizada na Via Parafuso, será beneficiada com três horários a partir de segunda, com a linha 0203.2 Parafuso x TIR/Centro via Santa Rita (Boticário).
No dia 16 de outubro, será implantada a linha 0202.1 Gleba E x Centro direto, com foco nos horários de pico, tanto pela manhã quanto à tarde, tendo como ponto final a Rua Costa Pinto.
Adicionalmente, a linha 0204 UNEB x Novo Horizonte via TIR será implementada a partir desta segunda, dia 9, considerando a proximidade do TIR e as vantagens da integração para os moradores do Novo Horizonte e Nova Vitória.
Fonte: Bahia Notícias.


Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay


Foto: Alberto Maraux/ SSP 
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Video
Foto: Divulgação / PM-BA
Foto: Divulgação / PC-BA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Reprodução
Image by mohamed Hassan from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Col. Zenilda Fernandes/ Foto: Douglas Amaral 
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by oswaldoruiz from Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução / Ilha Notícias Bahia
Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Ascom/PC
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Fabricio Macedo Fabrício do Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pete Linforth da Pixabay
Foto: Haeckel Dias/ Ascom-PC
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Reprodução
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Ítalo Borges
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Imagem de Gabriel Alva do Pixabay
BR-101 em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Divulgação
Image by VSRao from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Divulgação
Imagem de Jason Taix do Pixabay
Video
Imagem de gonghuimin468 do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Reprodução
Reprodução
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Photo Mix por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Paul Brennan from Pixabay
Video
Imagem de Wilhan José Gomes wjgomes de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Camile Campos
Imagem de Musa KIZILAY por Pixabay
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Foto: Eduardo Andrade Ascom SDE
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Fran Barreto do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Sebastian Ganso por Pixabay
Imagem de
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de: