O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou nesta quarta-feira, dia 2, que a cidade de Camaçari (BA), na Região Metropolitana de Salvador, passou a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
A adesão ao sistema possibilita que os gestores públicos camaçarienses contem com benefícios como o acesso prioritário a ações do Governo Federal e a chance de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR).
O coordenador-geral de gestão do Sinapir, Helbert Pitorra comemorou a adesão. “O Sinapir está avançando e chegando a todos os cantos do país. Camaçari passa a fazer parte dessa política o que nos mostra um crescimento regional do Sistema e faz com que as políticas públicas de igualdade racial cheguem na ponta”, apontou o coordenador-geral de gestão do Sinapir, Helbert Pitorra.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os indivíduos pretos e pardos do município baiano somam 196 mil, o que corresponde a 81% da população.
Bahia Noticias