Situado no do Baixo Sul da Bahia, região turística da Costa do Dendê, o município de Cairu está entre os 10 primeiros colocados na publicação recente do Ministério do Turismo que classifica destinos com o selo de “Turismo Seguro”. Para alcançar esse nível, o trade turístico local contou com o apoio do Sebrae que executou consultorias no município.
A cidade é conhecida pelos destinos de Morro de São Paulo, Boipeba e Gamboa e reúne, anualmente, milhares de turistas de todas as partes do mundo. Mas, nos últimos anos, sobretudo, com a pandemia de Covid-19, o público tem sido mais exigente com relação a medidas preventivas. “A implementação de medidas de saúde e higiene por parte de prestadores de serviço continua influenciando as escolhas dos consumidores em todo o mundo, sendo mais importantes que o preço”, aponta a publicação.
Foi nesse quesito que o Sebrae atuou junto a equipamentos turísticos de Cairu com o suporte da gestão municipal a fim de qualificar o setor, levando em conta a realidade atual e as demandas dos visitantes, buscando levar a melhor experiência possível aos clientes. Ao todo, foram executadas 65 consultorias de biossegurança que contribuíram para a classificação do município no ranking nacional.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Cláudio Brito, Cairu possui 308 prestadores de serviço com selo de “Turismo Responsável” e há uma campanha para que outros empreendedores também obtenham essa classificação. “É importante que o município esteja bem posicionado no que tange ao trade turístico. Esperamos que em breve estejamos entre os três primeiros da lista”, avalia Brito.
Os dois primeiros colocados no ranking são os municípios baianos de Mururi e Camamu, respectivamente. O índice também posiciona municípios dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Piauí e Santa Catarina.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM